Previsão de pautas: sexta-feira, 24 de junho

24/06/2022 08:36

COVID-19 - A prefeitura mantém a vacinação contra Covid-19 para crianças e adultos. Nesta sexta-feira, 24, será aberta a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para todas as pessoas a partir de 55 anos vacinadas com a terceira dose até 24 de fevereiro (quatro meses). Confira aqui o cronograma de abertura de público para os próximos dias. Veja aqui o esquema de vacinação nesta sexta. 

JANSSEN - A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá alterar as regras para as pessoas que iniciaram o esquema vacinal contra a Covid-19 com o imunizante da Janssen.  Nesta sexta-feira, 24, pessoas com 55 anos ou mais que receberam a dose de reforço (segunda dose) há pelo menos quatro meses, terão direito a receber um segundo reforço (terceira dose) de Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, de acordo com a disponibilidade de doses do município. Para evitar filas nos pontos de vacinação, será realizado escalonamento de público. O cronograma começa com pessoas de 55 anos ou mais no dia 24, chegando à faixa etária dos 40 anos no dia 5 de julho. 

MAIS COMUNIDADE - O prefeito Sebastião Melo levará empresários e parceiros a comunidades vulneráveis da Região Cruzeiro nesta sexta-feira, 24. Será a segunda edição da Caravana Mais Comunidade, que tem como objetivo engajar lideranças com potencial de investimento para conhecer a situação de bairros descentralizados e pensar alternativas para solucionar demandas. A primeira edição ocorreu em 20 de maio, no bairro Mario Quintana.O grupo parte às 9h30 do Paço Municipal, em um micro-ônibus, e passará por acessos das comunidades Orfanotrófio 2, Beco do Sorriso e Vila Pantanal.

GUARDA MUNICIPAL - A Guarda Municipal recebe nesta sexta-feira, 24, 20 novas viaturas para reforçar as ações de patrulhamento em Porto Alegre. Os veículos de modelo Fiat Pulse serão entregues, a partir das 15h30, em cerimônia no Parque Marinha do Brasil. O prefeito Sebastião Melo estará acompanhado do secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda, e demais autoridades.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Coritiba, que ocorre nesta sexta-feira, 24, às 21h30, no Estádio Beira-Rio. A abertura dos portões está marcada para as 19h30. Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas linhas de lotação começam a circular a partir das 19h30. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pela avenida Padre Cacique. No final do jogo, haverá inversão de sentido em um dos lados da avenida Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro na totalidade da avenida.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Pedreira 1 e 2 (Morro Santana) nesta sexta-feira, 24. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

MOSTRA JUNINA - A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) promove a Semana Junina das Artes a partir desta sexta-feira, 24. Teatro, música e performances estão na programação descentralizada que ocorre, até o dia 29, em diversos locais da cidade como o Mercado Público, a Esplanada da Restinga e o Centro Municipal de Cultura (CMC). A abertura será nesta sexta, às 17h, no saguão do CMC, com Enamorada, um espetáculo de performance flamenco-contemporânea.

MULHERES EMPREENDEDORAS - Estão abertas as inscrições para o programa Empreenda Como uma Mulher, iniciativa que vai capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. A capacitação será realizada pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil e tem o apoio do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo link até 30 de junho. Os conteúdos do programa irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio um alavancar um empreendimento já existente. O programa terá duração de seis meses.

CADASTRO ÚNICO - Programas e benefícios sociais do Cadastro Único contam com atendimento presencial e por aplicativo, que pode ser utilizado para novas inscrições no sistema e atualizações de dados. Além de facilitar a vida do cidadão, otimiza tempo nas filas e de deslocamento. Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo em telefones com sistema Android ou IOS, clicando aqui. Depois do pré-cadastro, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único deve comparecer a um posto de atendimento a partir do dia 27 de junho, ou em até 120 dias para complementar e certificar os demais dados.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - A Secretaria Municipal da Cultura recebe até o dia 1º de julho as inscrições dos piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2022. Os documentos devem ser entregues presencialmente no Saguão do Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo 307 - Menino Deus) de segunda à sexta,  das 9h às 18h até o dia 24 e de 27 de junho a 1º de julho, das 14h às 18h. A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas publicará dia 8 de julho a relação das entidades homologadas. Saiba mais. 

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação de doses em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

Andrea Brasil