Previsão de pautas: sexta-feira, 5 de abril
REGULAÇÃO DA SAÚDE - O prefeito Sebastião Melo recebe nesta sexta-feira, 5, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que vem à capital gaúcha palestrar no Fórum da Liberdade. Às 11h45, no Paço Municipal, Caiado e Melo assinarão protocolo de intenções para adoção, pelo governo goiano, do Sistema do Complexo Regulador de Saúde de Porto Alegre. As negociações começaram no ano passado, quando o prefeito esteve em reunião no Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano. Ambos estarão à disposição da imprensa após o ato.
ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reprogramou diversos serviços no abastecimento de água, em Porto Alegre, para o mês de abril. Nesta sexta-feira, 5, serão feitas adequações nas subestações de energia das estações de bombeamento (Ebab) e tratamento de água (ETA) Moinhos de Vento. Para a realização do serviço, o abastecimento será interrompido das 9h às 16h, podendo ocasionar falta de água ou baixa pressão nos seguintes bairros: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana e São João. A normalização deverá ocorrer na noite de sexta ou madrugada de sábado.
ALERTA METEOROLÓGICO - A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas (30 milímetros por hora a 50 milímetros por dia), ventos fortes (40 a 60 quilômetros por hora). O evento meteorológico é previsto para ocorrer até o final da manhã de sexta-feira, 5. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que monitora as condições climáticas.
BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende a comunidade Colina do Prado (Agronomia) nesta sexta-feira, 5. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.
TURISMO - A prefeitura recebe inscrições até segunda-feira, 8, para a seleção pública de empreendedores e empresas do setor de alimentos e bebidas para participar de qualificação voltada à promoção turística. O edital, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), prevê capacitação gratuita para sete selecionados dos segmentos de vinícola urbana (três vagas), microcervejaria (duas vagas) e churrascaria (duas vagas). Os interessados em participar devem ter atuação em Porto Alegre e estar constituídos há mais de dois anos. As inscrições devem ser realizadas somente através do e-mail diretoriadeturismo@portoalegre.rs.gov.br. Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas neste link.
GRIPE - A dose da vacina contra a gripe (influenza) está disponível em Porto Alegre, também, para trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Esses grupos se somam a idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas e indígenas. Todas as unidades de saúde da Capital estão vacinando (veja aqui os endereços).
SOCIAL ESPORTE CLUBE - Uma parceria entre o projeto Social Esporte Clube, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e o Sesc disponibiliza 182 vagas gratuitas para atividades esportivas no clube. As inscrições estão abertas, e podem participar crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, residentes de Porto Alegre, cujas famílias possuam renda de até 3 salários mínimos e que estejam devidamente cadastradas no CadÚnico. Também é necessário ser estudante de escola pública ou particular, com bolsa acima de 50%. Há vagas para modalidades como futsal, futebol, judô e jiu-jitsu. Informações pelo telefone (51) 3289-8313.
CAPACITA + POA - A Prefeitura de Porto Alegre liberou a matrícula por ordem de chegada para todos os suplentes do programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Clique aqui para ver a lista com os nomes de todos os suplentes. Os alunos, nesta etapa, têm até 19 de abril para efetuar a matrícula, somente em modo presencial, em uma unidade do Senac (ver endereços e contatos abaixo). Restam 1,5 mil vagas abertas na iniciativa da Secretaria Municipal Extraordinária do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ) e a nova chamada visa preencher as posições restantes. Saiba mais.
CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.
SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.
COVID 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.
COVID 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.
Andrea Brasil