Formação de Redes

As principais redes articuladas pelo Gabinete da Inovação da PMPA são:

TechRoad - A rota da inovação é composta até o momento pelas cidades: Porto Alegre, Caxias, Florianópolis, Curitiba e Joinville. Cidades integradas na busca de oportunidades e avanços tecnológicos para a região. No ano de 2022 a rede Techroad foi tema em diversos eventos como Mercopar, Rio Summit e ainda esteve presente no Web Summit em Lisboa.

Granpal - O Fórum de Inovação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre é um grupo é composto por 19 cidades da região metropolitana e os encontros ocorrem mensalmente, tendo sido lançado para o público no South Summith o mapa do Eco Sistema econômico dos municípios integrantes deste movimento de inovação como marco de avanço deste grupo.

FDD&I - Fórum de Direito Digital e da Inovação - É um movimento que visa integrar parceiros públicos e privados na busca da desburocratização e da efetivação de ações sobre o binômio Direito Digital e Inovação. Através de reuniões mensais, o Fórum promove discussões e projetos de melhoria dentro dos temas: Marco Legal das Startups, Governo Digital, LGPD e Inteligência Artificial.

Foodtech Alliance - Foodtech Alliance nasce unindo os ecossistemas de inovação e conhecimento de 4 polos, reconhecidamente competentes na geração de talentos e negócios associados aos sistemas alimentares – LAJEADO, PORTO ALEGRE, RIO GRANDE/PELOTAS e SANTA MARIA. O manifesto foi assinado no South Summit com adesão de mais de 15 instituições, entre elas a AGIL, APL Alimentos, Pro_Move Lajeado, REGINP, PACTO ALEGRE, SEBRAE-RS, PREFEITURAS entre outros .

South Collab Health - South Collab Health Grupo colaborativo de instituições com objetivo de fomentar a inovação na saúde no Rio Grande do Sul. Manifesto assinado no South Summit com adesão de 51 instituições, representantes das da quádrupla hélice, reunidos com a academia, empresas, sociedade civil e governo em busca de uma saúde mais conectada, integrada, eficiente e segura para todo ecossistema.

Acompanhe a prefeitura nas redes