Living Lab POA

O Projeto LIVING LAB POA é uma das ações da Gestão da Cidade de Porto Alegre que busca estimular o ecossistema de inovação ao tornar nossa cidade uma referência de município amigável e aberto para realização de testes de soluções inovadoras em ambiente público.

O conceito de Living Lab (ou Laboratório Vivo) é usado para designar ambientes de teste, orientados à inovação, que estimulam a abertura da infraestrutura da cidade para validação de propostas de soluções inovadoras, num espírito de parceria público-privado que ajuda o poder público a entender melhor as novas alternativas tecnológicas e ajuda o empreendedor a verificar se sua ideia, produto ou serviço funciona adequadamente em condições reais de uso.

O Programa LIVING LAB POA funciona com base em mecanismos inovadores que estimulam e orientam o teste de soluções inovadoras pelo poder público. Porto Alegre tem sido uma das cidades precursoras no uso dessas novas alternativas jurídicas e já atraiu dezenas de testes para a cidade desde 2022, quando o programa foi estruturado.

Esses diversos testes e as interações com seus proponentes estão ajudando a cidade a incrementar seu conhecimento sobre as soluções que podem auxiliar a fazer uma cidade melhor e mais acolhedora a todos que por ela passam.

Esperamos com o avanço do programa consolidar a cidade como um dos ambientes mais inovadores, ágeis e amigáveis ao empreendedorismo do Brasil.

Para tanto convidamos todos os inovadores a trazerem suas soluções para serem testadas em Porto Alegre.

Para que esses proponentes conheçam melhor as formas de ingresso ao LIVING LAB POA, listamos abaixo os mecanismos que levam à geração de uma Prova de Conceito (PoC) na cidade de Porto Alegre:

Decreto Teste de Soluções Inovadoras Provas de Conceito - O Decreto 19.701/2017 foi a estratégia inicial como Porto Alegre se abriu aos testes de soluções inovadoras. O mesmo regula a possibilidade de realização de PoCs (SEM ÔNUS AO MUNICÍPIO E COM TEMPO DETERMINADO), de interesse público, por demanda ou por chamamento. Mais detalhes podem ser obtidos em   Decreto 19.701/2017 - Provas de Conceito/PoC

Desde 2022 o LIVING LAB POA já viabilizou dezenas de testes de soluções inovadoras, nos mais diversos campos, ajudando startups e inovadores a validar seus modelos de negócios e seus MVPs, e contribuindo para incrementar o nível de conhecimento da gestão públicas sobre novas tecnologias e soluções que podem contribuir com a cidade. Queremos continuar a fazer de Porto Alegre a cidade mais amigável e ágil para teste de novas soluções.Cadastre sua solução para que possamos iniciar a avaliação visando determinar se a mesma poderá se tornar uma participante do LIVING LAB POA. Fomulário de Cadastro de POC

 

Sandbox - ambiente regulatório experimental, no qual as empresas podem usufruir de um regime diferenciado para que empresas possam lançar produtos e serviços inovadores no mercado, com menos burocracia e mais flexibilidade. Regulamentado pelo Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador (LC 182/2021). 

 

Contrato Público de Solução Inovadora - CPSI - objetiva resolver demandas públicas que exijam solução inovadora com emprego de tecnologia e promover a inovação no setor produtivo. Regulamentado pela LC182/2021. 

 

Na figura abaixo, estão os locais onde estão sendo realizados alguns dos testes de soluções inovadora na cidade:

 

mapsPocS.PNG

 

 

pocs_1.jpeg

Algumas das empresas parceiras do Living Lab POA.

 

Acompanhe a prefeitura nas redes