Competição internacional no South Summit tem dez startups de Porto Alegre

05/05/2022 09:13
Giulian Serafim/PMPA
EXECUTIVO
Evento ocorre até sexta-feira no Cais Mauá

Quando o assunto é startups, Porto Alegre se destaca. Prova disto é que a capital gaúcha, graças a um ecossistema favorável, tem mais de 400 startups, parques tecnológicos e hubs de inovação que a tornam uma importante referência no assunto no país e no mundo. Dez delas foram escolhidas como finalistas no South Summit Brasil, que ocorre entre 4 a 6 de maio, no Cais Mauá.

Ao todo, dada a relevância da feira mundial de inovação, a organização recebeu a inscrição de 990 startups de 76 países. Para a final, os jurados selecionaram 50 empresas, incluindo 17 gaúchas, sendo dez porto-alegrenses. A competição internacional entre as startups acontece no Next Big Thing (Armazém A4) e tem cinco rodadas, no qual as finalistas estão distribuídas por temas: digital solutions (soluções digitais), climateTech (tecnologia climática), future of work (futuro do trabalho), industry 5.0 (indústria 5.0) e fintech & e-commerce (tecnologia financeira e comércio eletrônico). São 60 avaliadores acompanhando as disputas. Na história do South Summit, 25 mil startups já participaram das disputas.

Conheça as 10 startups finalistas de Porto Alegre:

Agidesk (Porto Alegre): desenvolve uma solução SaaS, multiplataforma para gerenciamento e execução de processos para atendimento a Centros de Serviços Compartilhados (CSCs). Aumenta a produtividade da equipe, melhora a comunicação entre as áreas, reduz custos de atendimento, entre outros.

Aprix (Porto Alegre): pioneiros na implementação de inteligência artificial para precificação (processo de definição do valor monetário a ser cobrado do cliente por um produto, mercadoria ou serviço) no mercado brasileiro de varejo de combustíveis. Tecnologia monitora diariamente os dados de preços de mais de 14 mil postos de gasolina no Brasil. 

Arpac (Porto Alegre): fornece serviços de pulverização usando drones. Trabalha na redução do descarte de agrotóxicos nas lavouras em comparação com as técnicas de aplicação atuais, como aviões e tratores. 

Connect Bio (Porto Alegre): apresenta a técnica de PCR - LAMP para identificação molecular rápida, precoce e precisa de patógenos agrícolas por meio do conceito Point of Care. Nesse conceito, não são necessárias instalações laboratoriais, pois todos os testes são realizados diretamente na propriedade rural, permitindo a adoção de medidas fitossanitárias eficazes para evitar o estabelecimento da infestação do patógeno. 

Delta Global (Porto Alegre): conecta serviços de frota com a internet das coisas e BigData tecnologia. Fornece operadoras, companhias de seguros e de aluguel de automóveis.

Int 6 Technology (Porto Alegre): oferece produtos para o ciclo de vida completo do assinante dentro das operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de internet. Desde solução do mercado para provisionamento automático de assinantes, resolvendo a instalação e manutenção de equipamentos, até o monitoramento e controle de todos os parâmetros de rede óptica, Wifi e IP de assinantes. 

Pix Force (Porto Alegre): desenvolve soluções para interpretação automática de imagens e vídeos, aplicando inteligência artificial à visão computacional e transformando imagens obtidas por câmeras, drones e satélites em informações e dados. Os algoritmos podem processar qualquer tipo de imagem (RGB, infravermelho, hiperespectral, radar ou lidar). 

Trashin (Porto Alegre): propõe reduzir o impacto ambiental do descarte incorreto de resíduos, gerar oportunidades, renda e capacitação para os recicladores, além de movimentar a economia local e circular, por meio de parcerias e inovação para valorização de resíduos. 

Yours Bank (Porto Alegre): aplicativo para famílias que oferece um cartão Visa pré-pago para crianças. O foco principal é conectar famílias aumentando a consciência financeira. 

Kiskadi (Porto Alegre): startup de tecnologia com foco em soluções de CRM para o varejo. Desenvolve uma plataforma de fidelização web e mobile para garantir estratégias inteligentes aos lojistas e franqueadores.

Leia mais:

Rede de incentivo à inovação desenvolve projetos e melhora serviços

South Summit: hub de inovação porto-alegrense é destaque em painel sobre diversidade

Prefeitura apresenta iniciativas de inovação no primeiro dia do South Summit

South Summit Brasil começa nesta quarta feira em Porto Alegre

Site conta a história do Centro e serve como guia para participantes do South Summit

Roteiro para conhecer Porto Alegre nos três dias de South Summit

South Collab Health: iniciativa busca mapear e ativar inovação na saúde

EPTC divulga serviço de trânsito para o South Summit

Representantes da prefeitura são painelistas no South Summit Brasil

South Summit movimenta rede hoteleira, bares e restaurantes da Capital

Porto Alegre pronta para receber o South Summit

Ivani Schutz e Liana Rigon

Andrea Brasil