Desfile abre projeto para gerar renda e revelar talentos de moda

17/12/2019 21:59
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Moda Alegre: estilistas e costureiras do Morro da Cruz apresentaram criações no Paço Municipal

Estilistas e costureiras do Morro da Cruz apresentaram, nesta terça-feira, 17, suas principais criações de roupas durante desfile de moda no saguão do Paço Municipal. O evento marca a largada do projeto Moda Alegre, da Prefeitura de Porto Alegre, com o objetivo de beneficiar mulheres de baixa renda e revelar talentos da moda na Capital. O propósito é levar os melhores trabalhos confeccionados na periferia até a comercialização em grandes lojas do setor do vestuário. 

Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Idealizadora da iniciativa, Tainá Vidal diz que a intenção é promover inclusão e transformação social

A primeira-dama do Município, Tainá Vidal, idealizadora da iniciativa, afirma que a intenção é fazer uma transformação social e de inclusão nas regiões de vulnerabilidade. “Grandes estilistas e modelos saíram da nossa capital para serem reconhecidos internacionalmente. Nossa proposta é gerar oportunidades de futuro e de trabalho para a cidade voltar a frequentar o cenário de destaque nacional da moda”, ressalta. Atualmente, mais de 1,7 mil pessoas atuam em 426 indústrias de vestuário.

Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o Município tem o dever de criar políticas sociais, ampliar a autoestima das pessoas que mais precisam e ajudá-las a se desenvolver. “Nos orgulhamos desse projeto, pois ele vai inserir comunidades em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, além de proporcionar chances de ocupação e renda”, enfatiza.

Uma das integrantes do projeto, Mariza Figueiredo Rodrigues, 56 anos, 35 deles trabalhando como costureira, é moradora do Morro da Cruz. Segundo ela, o trabalho oportuniza caminhos positivos aos jovens da periferia. “É um projeto do bem que ajuda nossos jovens a escolher o caminho certo para o futuro”, diz. “Nossa contribuição profissional é levar material acessível e auxiliar os moradores para que descubram sozinhos a capacidade de criação”, acrescenta a estilista Fernanda Carvalho, voluntária há três anos na comunidade.   

 

Gonçalo Valduga

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes