Prefeito destaca papel da democracia durante posse da presidência da Câmara
Durante a posse da nova presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira, 5, o prefeito Sebastião Melo destacou o papel da democracia e a importância da construção e do diálogo entre os poderes para o desenvolvimento da Capital.
Melo acompanhou a despedida da vereadora Comandante Nádia da presidência da Casa e a posse do vereador Moisés Barboza, que comandará o Legislativo em 2026. Em sua manifestação, o prefeito ressaltou que o Parlamento é um espaço de parcerias e de exercício pleno da democracia.
“Chegamos ao final do ano de 2025 com muitas transformações na cidade, todas elas divididas com esta Casa. A democracia representativa tem um papel essencial e, sem diálogo e harmonia entre os poderes, não conseguiremos avançar na construção de medidas importantes para o desenvolvimento de Porto Alegre” – Prefeito Sebastião Melo.
Melo cumprimentou a ex-presidente e desejou as boas-vindas ao novo empossado. “Saudamos a vereadora Comandante Nádia pelo avanço em projetos essenciais para Porto Alegre, como a concessão parcial do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e o novo Plano Diretor. Tenho certeza de que Moisés dará continuidade ao trabalho, além de trazer novas contribuições, mesmo com o desafio de um ano eleitoral”, afirmou.
Além de Moisés, tomaram posse na Mesa Diretora os vereadores Giovane Byl (Podemos), como primeiro vice-presidente; Fernanda Barth (PL), como segunda vice-presidente; Rafael Fleck (MDB), como primeiro secretário; Ramiro Rosário (Novo), como segundo secretário; Aldacir Oliboni (PT), como terceiro secretário; e Roberto Robaina (Psol), como quarto secretário.
Também esteve presente na cerimônia o prefeito de Guaíba e presidente do Consórcio Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), Marcelo Maranata.
Devolução de recursos – Antes da posse, o prefeito Sebastião Melo recebeu da presidente da Câmara Municipal, vereadora Comandante Nádia, a devolução de recursos do Legislativo ao Executivo. O repasse foi de R$ 7,8 milhões, referentes a economias realizadas pela Câmara.
Cristiano Vieira