Prefeitura decreta situação de emergência após temporal

17/01/2024 18:00
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo vistoriou comunidades no bairro Cristal na tarde desta quarta-feira

O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta quarta-feira, 17, um decreto de emergência devido aos estragos causados pelo temporal com fortes ventos e chuvas da noite passada. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), dispensando de licitação a aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, entre outras medidas para minimizar os danos.

"Por meio do decreto, encurtamos o caminho para a contratação de serviços na cidade. O nosso foco é o restabelecimento da rotina para os porto-alegrenses, buscando ouvir e atender as comunidades" - Prefeito Sebastião Melo.

Melo começou a despachar no fim da madrugada de quarta-feira, no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA), para acompanhar as ações de atendimento à população. No início da tarde, o prefeito vistoriou as vilas Ecológica e Pedreira, no bairro Cristal, prestando assistência do município aos moradores. Emergencialmente, foram compradas 2,2 mil telhas que serão distribuídas aos atingidos em diversos bairros.

Confira a situação das ocorrências no final da tarde desta quarta-feira:

Monitoramento - O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) recebeu 74 pedidos de ações integradas desde o temporal da noite de terça-feira. O órgão permanece mobilizado no monitoramento das ocorrências geradas pelo evento climático.

Água - O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido nas Estações de Água Tratada (ETAs) Menino Deus e São João. No entanto, em razão do longo período de desabastecimento, a retomada das atividades será gradual - podendo se estender nas partes mais afastadas da rede. As equipes da CEEE Equatorial seguem trabalhando para normalizar os serviços das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Moinhos de Vento, Ilhas e Tristeza. Dez das 22 Casas de Bombas de Águas Pluviais também estão sem luz.

Árvores caídas - Até as 18h, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos registrou ao menos 450 ocorrências de árvores caídas em Porto Alegre. O levantamento não inclui os parques e praças da Capital. Já foram atendidas 250 dessas ocorrências, podendo chegar a 280 até o final do dia. Nos próximos dias, será feito o recolhimento. As equipes da pasta atuam nas remoções com o auxílio de 11 motosserras cedidas temporariamente à prefeitura.

Trânsito - A EPTC registra 143 ocorrências de bloqueios nas vias de Porto Alegre devido ao temporal. São 64 pontos de bloqueio total por queda de árvores, 14 por postes ou fios caídos e três por acúmulo de água, além de 63 bloqueios parciais. As linhas 171, 345, 347, T3, T4, T5, T11 e B09 seguem com desvios de itinerário. Ao todo, 103 semáforos estão fora de operação devido a falta de energia. Os principais eixos atingidos são áreas Sul e Leste, nas avenidas Ipiranga, Aparício Borges, Cruzeiro do Sul e Wenceslau Escobar.

Assistência social - O plantão do Conselho Tutelar será realizado das 18h do dia 17/01/2024 até às 8h do dia 18/01/2024, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na avenida João Pessoa. Os telefones são (51) 3289-2073 e (51) 3289-3289.

Doações - Quem quiser ajudar pode doar água, das 9h às 17h, no térreo do Centro Administrativo Municipal, na rua Gen. João Manoel, 157, no Centro Histórico.

Leia mais:
Prefeitura busca minimizar transtornos causados pela chuva
Estragos do temporal prejudicam serviços municipais

Retorno da energia é essencial para retomada do abastecimento de água
Melo afirma que prioridade é restabelecer energia e água
Forte temporal atinge Porto Alegre
Porto Alegre entra em alerta devido à possibilidade de forte chuva na Capital

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça