Projeto mobiliza startups no combate ao coronavírus

24/03/2020 15:44

 selo

EPTC/PMPA
EPTC
Inscrições estão abertas visando a selecionar soluções para os desafios

Diversas organizações se uniram para promover o projeto Start.Health: Startups vs Covid, uma seleção de startups que possuam soluções já desenvolvidas e maduras capazes de ajudar no combate imediato ao coronavírus (Covid-19). As inscrições ocorrerão a partir desta terça-feira, 24, até 31 de março pelo site pactoalegre.poa.br/start.health e, conforme as recomendações mundiais, o processo de seleção será on-line.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre, Pacto Alegre, Aliança para Inovação, Secretaria de Inovação, Ciência e Teconologia (SICT-RS), Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do apoio de diversas entidades.

“É da natureza das startups ter agilidade e crescimento rápido. É dessa velocidade e produtividade que precisamos no combate ao coronavírus. A ajuda deles será fundamental para somar aos esforços que estamos fazendo na nossa cidade”, explica o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior.

“Juntos podemos, através da inovação, salvar vidas, achatar essa curva de contágio, apoiar os profissionais de saúde e buscar que nossas vidas retornem à normalidade. Se você tem uma startup com uma solução já desenvolvida e madura para os desafios, inscreva-se”, convida o diretor de Inovação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Paulo Renato Ardenghi Rizzardi.

“Este desafio será vencido pela inovação baseada na ciência. Por isso, precisamos investir em startups que resolvam os desafios de saúde que estamos vivendo hoje, acelerando o combate à Covid-19”, afirma o secretário da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul, Luís Lamb.

Os desafios citados por Lamb e mapeados pelas secretarias municipal e estadual de Saúde buscam identificar soluções existentes em áreas críticas como:

- monitorar as pessoas com maior risco;
- gerenciar o fluxo de informações em tempo real;
- educar e coibir aglomerações ou comportamentos inadequados;
- garantir o uso dos protocolos oficiais de atendimento à saúde em todos os níveis do sistema;
- garantir a cadeia de produção e logística de insumos básicos para prevenção e proteção das pessoas e profissionais de saúde.

Em um processo ágil de seleção, de 1º a 3 de abril, serão priorizadas avaliações imediatas (realizados de 6 a 7 de abril) para posterior processo de mentoria e mais avaliações, finalizando com monitoramento e escala das soluções.

Para mais informações acesse pactoalegre.poa.br/start.health/

Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia

 

Raiza Roznieki, com informações do Gabinete de Comunicação Social

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes