South Summit Brazil começa nesta quarta-feira em Porto Alegre

Giulian Serafim / PMPA
South Summit
Programação deste ano terá 900 speakers nos três dias de evento no Cais Mauá

summitA partir desta quarta-feira, 29, Porto Alegre atrai os olhares do ecossistema brasileiro e internacional de inovação com o South Sumith Brazil. O evento, que ocupa uma área de 22 mil metros quadrados no Cais Mauá, apresenta 900 speakers na programação, tem participação de 100 fundos de investimentos e deve reunir 20 mil pessoas até sexta-feira, 31. Acesse aqui a agenda detalhada.

Para o prefeito Sebastião Melo, a Orla do Guaíba será novamente o palco do casamento entre os talentos da inovação e o capital na melhor cidade do Brasil para se fazer negócios.

"Porto Alegre vive um ciclo virtuoso de esperan√ßa, desenvolvimento e inova√ß√£o impulsionado pela realiza√ß√£o deste grande evento mundial. Quem n√£o inovar hoje, n√£o faz transforma√ß√£o social, n√£o entrega nada na iniciativa privada e muito menos na gest√£o p√ļblica" - prefeito Sebasti√£o Melo.

A abertura, com recep√ß√£o do p√ļblico, ocorreu √†s 9h desta quarta-feira. O Cais Embarcadero, pr√≥ximo √† Usina do Gas√īmetro, √© a porta de entrada do South Summit Brazil. A primeira edi√ß√£o na capital ga√ļcha aconteceu em maio de 2022 e reuniu mais de 500 speakers¬†nacionais e internacionais.

A Prefeitura de Porto Alegre est√° no South Summit com um estande principal, de 80 metros quadrados. Nele est√£o o est√ļdio de podcast, com o programa POACast recebendo convidados para um bate-papo. Tem¬†ainda sala de reuni√Ķes com capacidade para 14 pessoas, sala com esta√ß√Ķes de trabalho e recep√ß√£o, al√©m do gabinete do prefeito,¬†transferido temporariamente para o local.

Em outro espa√ßo, localizado no Market Place, ocorrem a√ß√Ķes de governo importantes, como a assinatura do Revoga√ßo, o lan√ßamento do edital Cidades Inovadoras e a√ß√Ķes da Porto Alegre Film Commission, entre outras medidas.

Refor√ßando a participa√ß√£o, a prefeitura, juntamente com parceiros, preparou seis estandes tem√°ticos. Dois deles t√™m produtos para ‚Äėvender‚Äô Porto Alegre, como o turismo da cidade e a revitaliza√ß√£o do 4¬ļ Distrito; os outros espa√ßos mostram iniciativas na √°rea de inova√ß√£o, como Pacto Alegre, POA Hub, F√≥rum de Direito Digital e Inova√ß√£o e Techroad.

Shape the future - O tema desta edi√ß√£o √© Shape the future (Moldar o futuro), ou seja, al√©m de inovar, √© preciso desenvolver solu√ß√Ķes e neg√≥cios que sejam inclusivos, sustent√°veis e diversos. S√£o oito palcos (dois a mais do que na edi√ß√£o passada) com programa√ß√£o simult√Ęnea.

Cada um recebe uma das oito trilhas de conte√ļdo, que v√£o abordar temas relacionados, sobretudo, ao contexto latino-americano e aos neg√≥cios relevantes para a regi√£o: Fintechs; Agritechs; Sa√ļde; Varejo; Sociedade; Inova√ß√£o e Ecossistema; Sustentabilidade e ESG; e Ind√ļstria 5.0.

Competi√ß√£o de startups ‚Äď A edi√ß√£o deste ano registou mais de duas mil inscri√ß√Ķes, com projetos de diferentes setores e em qualquer est√°gio de desenvolvimento, o dobro do ano anterior. Levando em conta crit√©rios como inova√ß√£o, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe¬†e o interesse de poss√≠veis investidores, um comit√™ escolheu 47 finalistas (31 brasileiras e 16 internacionais). Todas ter√£o a oportunidade de apresentar seus projetos, e cinco startups sair√£o vencedoras nas categorias Destaque, Mais Sustent√°vel, Mais Escal√°vel, Mais Inovadora e Melhor Time. Al√©m de participar do evento e ganhar visibilidade na m√≠dia, o quinteto campe√£o receber√° mentorias e orienta√ß√£o para aprimorar seu pitch.

Innovation Street ‚Äď Novidade desta edi√ß√£o, a Innovation Street tem como objetivo dar vida ao lado do Muro da Mau√°, trajeto percorrido por todos os participantes desde a entrada at√© o acesso do armaz√©m do Marketplace. O percurso est√° preenchido por ativa√ß√Ķes de patrocinadores e parceiros do evento, al√©m de um espa√ßo de reuni√Ķes VIP e dois dos novos palcos: o Cultural Stage e o Workshop Stage. Um destaque que refor√ßa a identidade da Innovation Street s√£o as tendas geod√©sicas, estruturas onde ser√£o realizadas ativa√ß√Ķes especiais.

Night Summit ‚Äď Para al√©m do Cais Mau√°, haver√° um circuito noturno de gastronomia, m√ļsica e entretenimento que deve movimentar a capital ga√ļcha.¬†Nesta quarta-feira, 29, a partir das 18h, ocorre a The Start Up Night, no Mercado Paralelo do 4¬ļ Distrito, tendo como atra√ß√Ķes Deekapz, duo que chega diretamente do Lollapalooza, DJ Suelen, a banda ga√ļcha Funkalister e a NEUE, selo de festas itinerantes de Porto Alegre.

J√° na quinta-feira acontece a South Summit Fest, no trecho 1 da Orla, entre a Usina do Gas√īmetro e a r√≥tula das Cuias. A partir das 18h30, passar√£o pelo palco DJ Mik Silva, Os Fagundes, Chimarruts com Serginho Moah e Ultramen com Renato Borghetti. O evento √© gratuito.¬†No √ļltimo dia do evento, 31, a festa Cais Closing Night fecha o South Summit. O agito come√ßa no meio da tarde, no Cais Embarcadero, com diversas atra√ß√Ķes musicais.

South Summit terá participação de speakers da prefeitura

South Summit: mais de quatro mil decretos serão revogados em projeto de desburocratização

South Summit Brazil eleva ocupação hoteleira a 90% em Porto Alegre

Prefeitura apresenta plataforma POACast durante o South Summit