South Summit Brazil eleva ocupação hoteleira a 90% em Porto Alegre

28/03/2023 11:08
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Bares e restaurantes do 4º Distrito, Moinhos de Vento e Cidade Baixa se prepararam para o evento

summitA expectativa da rede hoteleira e do setor de gastronomia de Porto Alegre é grande em relação ao South Summit Brazil, um dos maiores eventos internacionais de inovação e tecnologia que acontece a partir desta quarta-feira, 29, a sexta-feira, 31, no Cais Mauá.

No caso dos hotéis, a média de ocupação está em 90%, segundo o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), podendo chegar a 100% dos leitos nas maiores redes hoteleiras com unidades na Capital.

Porto Alegre possui 7.630 apartamentos, com 14.490 leitos distribuídos em 91 meios de hospedagens (hotéis, motéis, pousadas, hostel, pensão, pensionato, apart hotel, camping, acampamento), segundo dados do sindicato dos hotéis. Apenas nesta semana, as reservas subiram 40%.

Devido ao South Summit, o Sindha subsidiou cursos de qualificação de inglês, boas práticas de alimentos e relacionamento com o turista para os colaboradores da rede hoteleira. “O South Summit revela o quanto Porto Alegre é a melhor capital do país para se fechar negócios. O evento possibilita que mostremos nossa gastronomia, nossa hospitalidade, que a cada dia se qualifica mais", completa o presidente do Sindha, Paulo Geremia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), a expectativa é de que o South Summit impacte diretamente na economia local, desde o turismo até as empresas e startups que podem se beneficiar dos investimentos internacionais. “Este é um encontro que promove a nossa cidade e contribui com a inovação do ecossistema. Esperamos um grande público, com mais de 20 mil pessoas circulando pela Capital”, ressalta a secretária da SMDET, Júlia Evangelista Tavares.

Bares e restaurantes - A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS) prevê um aumento de até 30% no movimento. “Esperamos visitantes de várias partes do mundo circulando pelos pontos turísticos, além da Orla do Guaíba e no Centro Histórico, principalmente na Cidade Baixa, no Moinhos de Vento e pelo 4º Distrito”, afirma o empresário João Alberto Cruz Melo, do tradicional Restaurante Gambrinu’s e presidente da entidade no Rio Grande do Sul. Para bem receber os visitantes, o dirigente explica que diversos estabelecimentos prepararam cardápios especiais em inglês e treinaram os garçons. 

Leia mais

Prefeitura apresenta plataforma POACast durante o South Summit

Espaços da prefeitura no South Summit destacam inovação e sustentabilidade

Visitantes do South Summit têm diversas opções de passeios na Capital

South Summit: executiva do Tik Tok fala sobre rede social com alunos

Porto Alegre está pronta para receber o South Summit Brazil

Prefeitura divulga serviço de trânsito para o South Summit Brazil 

EPTC realiza capacitação de taxistas para grandes eventos

DMLU recolhe 70 toneladas de resíduos da área que irá receber o South Summit

DMLU inicia limpeza de área que irá receber o South Summit 2023

 

Ivani Schutz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes