Prefeitura regulariza loteamento no bairro Cavalhada
A prefeitura concluiu a regularização fundiária do loteamento Jardim das Palmeiras, localizado no bairro Cavalhada, Zona Sul da Capital. A entrega das últimas 88 matrículas aos moradores aconteceu na manhã deste sábado, 9.
Implantado em área dos Irmãos Maristas há quase 40 anos, o loteamento de 700 lotes começou a ser regularizado em 2016, com a consultoria jurídica da Procuradoria de Assistência e Regularização Fundiária da Procuradoria-Geral do Município (Parf/PGM).
“O Brasil urbano é o Brasil onde as pessoas deixaram o campo e foram se instalando nas cidades. Só em Porto Alegre, 82 mil pessoas moram em área de risco. Estamos vivendo tempos difíceis na cidade, principalmente com esses eventos climáticos que temos enfrentado. O melhor remédio para enfrentar as mudanças climáticas é combater a pobreza” - Prefeito Sebastião Melo.
A Parf/PGM prestou a consultoria jurídica e atuou na coleta da documentação dos moradores para a análise da titulação. “O sonho de cada um de vocês é o nosso sonho também”, disse a procuradora-chefe da Parf/PGM, Aline Peixoto.
O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, falou sobre a importância da regularização para moradores e para a gestão. “Essa é a concretização de um sonho e uma determinação dessa gestão, que é a de fazer Porto Alegre o mais regular possível”. Nesta gestão, foram entregues 2428 matrículas.
Também acompanharam o ato a secretária adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi, o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Jardim das Palmeiras, Teófilo de Oliveira, e o representante dos Irmãos Maristas Lauri Heck.
Gilmar Martins