Prefeitura vistoria prédio da Confeitaria Rocco
Técnicos da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) realizaram, na manhã desta terça-feira, 4, vistoria no interior do prédio da antiga Confeitaria Rocco. A avaliação, que foi acompanhada por um dos proprietários, servirá como base para licitação de projeto de restauro do imóvel, que foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação pelo decreto 22.041, de 26 de junho.
"A vistoria foi realizada para verificar as condições atuais da edificação. Este trabalho servirá para quantificar os serviços a serem contratados para a elaboração de restauro e reformas necessárias no prédio", afirmou a diretora da Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural, Ronice Giacomet Borges.
Localizado na rua Riachuelo, esquina com Dr. Flores, o prédio de três pavimentos e um porão foi construÃdo entre 1910 e 1912 e não recebe manutenção há anos. Em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público estadual, os proprietários e o MunicÃpio foram condenados a restaurar o bem, de interesse histórico e cultural. A procuradora Anelise Pires Andrade, que atua na ação judicial, acompanhou a vistoria.Â
No mês passado, a Procuradoria-Geral do MunicÃpio (PGM) solicitou o isolamento do prédio devido a risco de queda de elementos da fachada. Além da falta de manutenção, o imóvel também acumula dÃvidas de IPTU em torno de R$ 400 mil. A desapropriação se faz necessária para garantir a preservação do imóvel, tombado em 1997.
Â
Lissandra Mendonça