Procempa lança programa de inovação aberta para impulsionar conexão com startups
A Procempa - Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre - lançou o Procempa OpenLab, primeiro programa de inovação aberta da companhia. Com inscrições abertas até 8 de janeiro de 2025, startups poderão conhecer os desafios apresentados pela empresa e lançar suas propostas de soluções.
O objetivo é integrar conhecimentos e tecnologias externas, criando um ambiente mais dinâmico e ágil dentro da corporação. As inscrições estão abertas e os interessados podem obter mais informações no site.
O prefeito Sebastião Melo esteve presente no evento de lançamento do programa, no Instituto Caldeira, nesta quinta-feira, 31.
"A inovação só faz sentido quando ela propicia transformação social. É uma alegria participar do lançamento de mais um importante projeto da Procempa, que visa integrar experiências e melhorar processos e serviços aos nossos cidadãos" - Prefeito Sebastião Melo.
A presidente da Procempa, Letícia Batistela, diz que o Procempa OpenLab concretiza uma das metas desta gestão, que é ressignificar a Procempa, tornando-a ainda mais relevante para a administração pública, com atuação consolidada na busca das melhores soluções para o cidadão. ''Os desafios lançados ao ecossistema de startups buscam incrementar, de forma rápida e assertiva, os produtos já existentes e propor novas soluções para uma cidade mais inteligente e inclusiva”, explica.
O secretário da Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, destacou a importância da iniciativa para a gestão pública. "Este movimento é muito importante para fortalecer os mecanismos de inovação da administração pública, tornando nossas estruturas mais robustas e ágeis'', afirma.
Desafios - O Procempa OpenLab terá três desafios lançados ao ecossistema de startups. Como resultado, a empresa poderá contratar startups selecionadas ou formar parcerias para desenvolver ações em conjunto após o período de prova de conceito. Conheça os desafios:
- Exames no Complexo Regulador: soluções que extraiam e parametrizem em palavras-chave os dados analíticos de exames armazenados no sistema da Procempa, de forma automatizada.
- Mapeamento de Conhecimento e Expertise Interna: soluções que desenvolva e implemente uma plataforma integrada de mapeamento de conhecimento interno, que centralize a documentação técnica e o conhecimento acumulado dos colaboradores, facilitando o acesso e a recuperação de informações e dados.
- ConectaPOA: solução que centralize a captura e o tratamento de dados de múltiplas fontes, proporcionando uma visão abrangente do cenário urbano, gerando alertas e insights em uma interface amigável para auxiliar na gestão de segurança e infraestrutura.
Agentes de Inovação - Além disso, o programa está formando 30 Agentes de Inovação - colaboradores selecionados que estão recebendo capacitação para atuar em projetos dessa natureza, além de torná-los embaixadores do tema na empresa. "Com o Procempa OpenLab, queremos sensibilizar a organização e criar um ambiente propício para a geração de novas ideias e soluções. A inovação aberta possibilita a identificação e a priorização de necessidades, além de fomentar um diálogo produtivo entre as equipes, facilitando a realização de pilotos e o encontro de respostas para problemas específicos'', completa Dagoberto Trento, sócio da Innoscience, consultoria de inovação corporativa parceira no programa.
Lissandra Mendonça