Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo
As assembleias regionais e temáticas do Orçamento Participativo (OP) começaram na noite de segunda-feira, 31. Foram 111 inscritos no primeiro dos 23 encontros em que os porto-alegrenses poderão indicar para quais obras e serviços devem ir os recursos municipais. Todo o processo é feito digitalmente, dando rapidez e agilidade às plenárias.
Além de disponibilizar a estrutura de internet nos diferentes pontos da cidade, a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) é responsável por desenvolver o sistema para cadastramento dos participantes e o sistema para apuração das ações discutidas em cada plenária, definindo os parâmetros necessários para cada votação e treinando os operadores dos sistemas.
"Além do apoio tecnológico, o comprometimento dos times de sistemas e de infraestrutura da Procempa, aliado ao treinamento e o suporte dado nas 23 plenárias, colaboram para o sucesso desta ação tão importante para a participação ativa do cidadão na gestão pública da cidade", afirma a diretora-técnica da Procempa, Debora Roesler.
A Procempa também contribui com apoio da equipe técnica na montagem e desmontagem da estrutura necessária para a realização das plenárias, como notebooks e impressoras, assim como suporte presencial durante as assembleias.
Conectividade - Porto Alegre dispõe de mais de mil quilôemtros de Infovia, a rede de fibra ótica do municÃpio, chegando com internet em todas as regiões da cidade. Dessa forma, as plenárias podem ser realizadas nos locais definidos pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação PolÃtica (SMGOV) com agilidade e baixo custo relacionado a este tipo de infraestrutura.
Leia mais:
Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP
Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP
Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo
Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda
Lissandra Mendonça