Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

02/11/2022 10:08
Pedro Piegas / PMPA
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - 2022
Melo destacou a necessidade do debate e construção de soluções em conjunto

 

Na segunda noite da rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP), foi  realizada nessa terça-feira, 1º, a plenária da Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana, na Câmara Municipal. Com a presença do prefeito Sebastião Melo, a temática teve 76 inscritos e elegeu como primeira prioridade o programa Parada Segura, que estabelece horários para embarque e desembarque de passageiros fora das paradas obrigatória, com qualificação dos abrigos de ônibus e da sinalização. Em segundo lugar, a pavimentação de vias; em terceiro, construção e reforma de escadarias, passarelas e pontilhões; e em quarto lugar, a segurança viária, com qualificação de placas, sinaleiras e faixas de segurança.

A reunião teve nos comandos dos trabalhos o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, cuja pasta é responsável pela realização das assembleias do OP.

Segundo o prefeito, as assembleias são uma oportunidade de ouvir a população

“Precisamos dar voz às pessoas, responder com seriedade e reconhecer as falhas. Nosso governo acredita na participação popular, e a democracia é o caminho. A mobilidade urbana é um tema muito complexo. Precisamos debater alternativas e construir soluções em conjunto” - Prefeito Sebastião Melo.

Nas dez manifestações dos inscritos para falas, muitos questionamentos acerca de ônibus, grandes deslocamentos para atendimento de saúde, gratuidade no transporte público para quem mais precisa e problemas nas calçadas.

O secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, falou sobre o avanço das obras do Quadrilátero Central em Porto Alegre, destacando a revitalização das calçadas qye está sendo programada em toda área.

Já o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, apresentou os avanços do Mais Transporte, Programa do governo que tem como foco qualificar o serviço. “Desde abril, foram colocadas mais de 3 mil viagens no sistema, reativamos 24 linhas, muitas delas atendendo ao pedido das comunidades. Além disso, estamos investindo em melhorias na infraestrutura do transporte com a manutenção de oito grandes terminais e 1.507 novos abrigos de ônibus, fruto de uma parceria com o setor privado”, explicou. Durante a apresentação, o secretário também agradeceu o Orçamento Participativo pelos cerca de R$ 500 mil que irão possibilitar a pintura e qualificação da sinalização em vias arteriais da Zona Norte.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, destacou a transparência na divulgação dos esforços de fiscalização, educação e engenharia de tráfego para aumentar a segurança viária em Porto Alegre, chegando a identificar, nas operações de blitz, mais de mil condutores sem habilitação.  

Para compor o Conselho do Orçamento participativo (COP) pela Temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana, foi eleita por aclamação a chapa única composta pelos titulares  Jairo Pereira e Geovani Ribeiro Machado, e para suplentes,  Luis Davi da Luz Gonçalves e Altair Gonçalves.

Pedro Piegas / PMPA
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - 2022
Conselheiro Lino Pereira se despediu da temática

Atuante nas pautas da temática, o conselheiro titular Lino Pereira Leite não concorreu à reeleição. “Até a posse dos novos conselheiros estarei em atividade visitando as secretarias responsáveis pelos nossos temas”, disse o militante do OP desde sua implementação em 1989.

Na quinta-feira, 3, acontecerá a Assembleia Temática Cultura e Juventude, na Câmara Municipal de Porto Alegre, às 19h.

Leia mais:

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

 

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes