Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP

03/11/2022 23:27
Alex Rocha/PMPA
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Encontro ocorreu na noite de quinta-feira na Câmara Municipal

Os participantes da temática Cultura e Juventude, realizada na noite de quinta-feira, 3, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, elegeram atividades de descentralização da cultura como primeira prioridade de investimentos. As outras demandas foram atividades culturais e educacionais para população jovem; oficinas de hip hop; e reforma, ampliação e construção de espaços destinados à cultura.

A reunião foi a terceira da rodada de assembleias regionais e temáticas do Orçamento Participativo (OP), iniciadas no dia 31 de outubro e que acontecerão até 7 de dezembro.

“Precisamos construir iniciativas para que todos tenham acesso à cultura, principalmente nas regiões mais periféricas da cidade. A temática nos oportuniza dialogar e ouvir os interesses da população sobre um tema que foi extremamente prejudicado pela pandemia'' – Prefeito Sebastião Melo.

Entre os inscritos para manifestações muitas solicitações sobre políticas de fomento para o carnaval. André Duarte, carnavalesco da Escola de Samba Fidalgos e Aristocratas, destacou a importância do reconhecimento à cultura carnavalesca. “Precisamos recuperar a cultura popular dentro da cidade", disse ele. O prefeito afirmou que receberá, junto com os secretários da Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, e adjunto, Clóvis André, uma comissão para tratar sobre a pauta carnaval.

Conselho - Foi eleita por aclamação a chapa única inscrita para o Conselho do OP (COP). Os eleitos foram: 1º titular, Tarciso Falconi da Cunha; 2º titular, José Amauri da Costa de Fraga; 1º suplente, Maria Jandira Robelini de Fraga; e 2º suplente, Maria Aparecida Castilhos Luge.

Próxima temática - A temática contabilizou 196 inscritos. O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, cuja pasta é responsável pela realização das assembleias do OP, conduziu os trabalhos. Na segunda-feira, 7, ocorre a assembleia temática Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho, na Câmara Municipal.

Leia também:

Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

 

 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça