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Sentinela

Fortalecimento da vigilância em saúde e gerenciamento de notificações eficiente

1. O que é?

  • O Sentinela é um sistema municipal onde são notificados acidentes de trabalho e agravos à saúde.

  • Foi desenvolvido para simplificar o processo de notificações compulsórias de acidentes em Porto Alegre. 

 

2. Do que é composto?

  • O sistema é composto por uma plataforma digital que elimina o preenchimento de fichas de papel.

  • Bot que faz a integração entre o Sentinela e o Sinan (Sistema Nacional de Agravos de Notificação), inserindo os dados do Sentinela automaticamente no Sistema Federal, simulando as ações de um operador humano.

  • Conta com dashboards específicos para análise de dados, acessados por órgãos como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a própria Vigilância Sanitária.

 

3. Quais são os diferenciais?

  • Simplificação do preenchimento: apenas 8 campos são necessários, reduzindo erros e economizando tempo.

  • Integração automática com o Sinan, através de bot.

  • Possui barramento de integração para todas as fichas de notificação, para que os sistemas hospitalares possam notificar diretamente via API.

  • Capacidade de salvamento automático, evitando a perda de informações durante o preenchimento.

 

4. Quais os principais resultados?

  • Desde a implantação em julho de 2020, o sistema já registrou 9.266 notificações em Porto Alegre.

  • O sistema fortaleceu a vigilância em saúde do trabalhador e facilitou a criação de políticas públicas relacionadas a acidentes de trabalho.

  • A projeção é que todas as 50 notificações compulsórias da vigilância sanitária passem a ser feitas através do Sentinela (atualmente, 15 já estão no sistema).