Infovia Procempa

Porto Alegre é a primeira cidade brasileira a dispor de uma rede de fibras ópticas. Desenvolvida pela Procempa, a Infovia é uma rede digital de conexão em alta velocidade, por onde trafegam os dados de sistemas e de comunicação dos órgãos da prefeitura.

A malha óptica do município utiliza a mais avançada tecnologia de acesso digital e é formada por uma rede com cerca de 1.000 km de extensão, 61 PoPs (Pontos de Presença) e 14 torres de transmissão na cidade. Além de fazer a gestão da Infovia, a Procempa é a responsável pela manutenção de todos os componentes da rede, incluindo geradores, no-breaks, switches, roteadores, conversores ópticos e softwares.

Para garantir a disponibilidade de acesso à internet, é utilizado um design de rede com links redundantes com dois provedores de acesso distintos, cada um com dupla abordagem, roteadores usando protocolo de redundância em localidades diferentes e ligados a switches em stack, também em localidades diferentes. São usados firewalls redundantes e nuvem privada de servidores virtualizados em hosts distintos.

Â