Entidades elegem representantes do Conselho do Plano Diretor em 29 de fevereiro

15/01/2024 17:53

O Diário Oficial de Porto Alegre publicou nesta segunda-feira, 15, novo calendário do processo eleitoral que irá escolher representantes das entidades para compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). Serão eleitos nove integrantes das entidades, além dos oito escolhidos pela população nas Regiões de Planejamento.

Pelo novo calendário, a Comissão Eleitoral irá comunicar até o dia 19 de janeiro os responsáveis pela entidade sobre os pedidos de impugnação recebidos. Após, a resposta deverá ser encaminhada à Comissão até 16 de fevereiro. Serão feitas análises dos pedidos até 21 de fevereiro, e o resultado final, com as entidades em disputa, será publicado no dia 22 de fevereiro. As eleições acontecem no dia 29 de fevereiro. O local de votação será divulgado até 19 de fevereiro.

Serão eleitos cinco conselheiros de entidades de classe e afins ao planejamento urbano, dois conselheiros de entidades empresariais, preferencialmente da área da construção civil, e mais dois representantes de entidades ambientais e instituições científicas. Cada eleito terá dois suplentes.

Estão inscritas 80 entidades. Tem direito a voto o representante legal da associação inscrita que participará no dia da eleição do fórum em que estiver inscrita. A eleição não é aberta à população.

“Devido ao grande interesse da população em participar do processo eleitoral do Conselho do Plano Diretor, optamos por realizar primeiro as eleições dos integrantes nas regiões de planejamento e, após, proceder a escolha dos representantes das entidades. Assim todos terão mais tempo para se posicionar diante das impugnações. Queremos garantir total lisura e condições de participação de todos os interessados nas eleições do CMDUA”, explica o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Acesse todas as informações sobre as eleições do Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) no link.

Regiões de Planejamento - Seguem nesta semana as eleições para os representantes das regiões de planejamento. Nesta terça-feira, 16, a votação acontece na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) - Vida Centro Humanístico (avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, Costa e Silva). Na próxima quinta, 18, votam os moradores da RGP 4 no Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar (Estrada Antônio Severino, 1493, Mario Quintana).

Leia mais:

Região de Planejamento 3 escolhe representantes para o Conselho de Desenvolvimento Urbano nesta terça
Mais de 830 pessoas participam da eleição do conselho de desenvolvimento urbano da Região 2
Eleições para Região 2 do conselho de desenvolvimento urbano ocorrem nesta quinta

Eleição para conselheiro de planejamento urbano mobiliza moradores do Centro
Plano Diretor: eleições do CMDUA têm sistema próprio de votação e auditoria externa
Eleições para o conselho de desenvolvimento urbano começam nesta terça-feira
Plano Diretor: eleições para regiões de planejamento do CMDUA começam terça-feira
Divulgada relação de candidatos das Regiões de Planejamento ao CMDUA

 

Carla Bisol

Gilmar Martins