Zona Leste elege representante no Conselho do Plano Diretor

30/01/2024 20:39
Pedro Piegas / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Participaram da eleição na noite desta terça-feira 965 pessoas

Em mais um dia de votação recorde, moradores e trabalhadores da Região de Planejamento 7, que reúne os bairros Agronomia, Azenha, Cel. Aparício Borges, Lomba do Pinheiro, Mario Quintana, Medianeira, Morro Santana, Partenon, Pitinga, Santo Antônio e São José elegeram, nesta terça-feira, 30, uma nova integrante para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). Participaram do pleito 965 pessoas. Na última eleição em 2018, foram 713 participantes.

Lirian Karine Schultz Nachtigall foi eleita com 536 votos,55,60% do total. Ela superou Josué Passos de Oliveira que obteve 318 votos, 32,99%, e Diaran Camargo da Silva com 110, 11,41%.

Lirian é militante social, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens, educadora popular social e vice-presidente do Fórum de Mulheres de Porto Alegre. Também foram eleitas as suplentes Cacilda Correa da Silva Chaves e  Jane Eliane Ferreira Brochado. Foram eleitos também 56 delegados. 

“Apesar do grande número de eleitores, o processo transcorreu de forma rápida e segura. O eleitor vota por um sistema desenvolvido pela Procempa, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, que é auditado por uma empresa externa”, afirma o secretário Germano Bremm.

O CMDUA é o órgão que tem por finalidade formular políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano e é informalmente conhecido como o Conselho do Plano Diretor. Podem participar das votações maiores de 16 anos que tenham CPF e residência em Porto Alegre. É necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço impresso. É possível optar por exercer o direito ao voto na Região de Planejamento do seu local de trabalho. Neste caso, é necessário apresentar, além do comprovante de residência, uma declaração de domicílio profissional.

A próxima votação do CMDUA acontece na terça-feira, 6, na Região de Planejamento 8, que reúne os bairros Belém Novo, Boa Vista do Sul, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano. A eleição será Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ), na rua Mississipi, 130, Restinga, das 17h às 20h.

Todas as informações estão no site

Leia mais:
Região Lomba do Pinheiro/Partenon elege representante do Plano Diretor nesta terça

Região 6 elege representantes no Conselho do Plano Diretor nesta quinta
Eleição do conselho diretor tem número recorde de votantes na região 5
Adiada eleição do conselho do Plano Diretor desta quinta-feira
Eleição na Região de Planejamento 5 do Conselho do Plano Diretor acontece nesta terça-feira
Quase mil pessoas participam da eleição do conselho do Plano Diretor na região norte
Região de Planejamento 3 escolhe representantes para o Conselho de Desenvolvimento Urbano nesta terça
Mais de 830 pessoas participam da eleição do conselho de desenvolvimento urbano da Região 2
Eleições para Região 2 do conselho de desenvolvimento urbano ocorrem nesta quinta
Eleição para conselheiro de planejamento urbano mobiliza moradores do Centro
Plano Diretor: eleições do CMDUA têm sistema próprio de votação e auditoria externa
Eleições para o conselho de desenvolvimento urbano começam nesta terça-feira
Plano Diretor: eleições para regiões de planejamento do CMDUA começam terça-feira
Divulgada relação de candidatos das Regiões de Planejamento ao CMDUA
 

 

 

Carla Bisol

Lissandra Mendonça