Mais de sete mil estabelecimentos são fiscalizados pela prefeitura

12/05/2020 16:06
Maria Ana Krack/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Dos locais averiguados até o momento, 169 foram interditados

A Prefeitura de Porto Alegre já fiscalizou mais de sete mil estabelecimentos para conferir o cumprimento das normas relacionadas ao coronavírus. Ao todo, foram 7.474 comércios, indústrias e serviços verificados desde o dia 31 de março com a operação Esforço Concentrado Covid-19. Coordenada pelo Escritório de Fiscalização, a ação reúne agentes de oito órgãos municipais, que percorrem a Capital para garantir a efetividade dos decretos de combate ao coronavírus. Dos locais averiguados até o momento, 169 foram interditados.

"Avaliamos diariamente a situação epidemiológica com base em números e evidências científicas que nos levem a decisões mais acertadas. Com compreensão dos porto-alegrenses, chegamos até aqui com o menor ritmo de avanço da pandemia. Não podemos perder o foco da importância do atendimento às regras porque, quanto maior a conscientização, mais cedo poderemos retomar mais setores da economia" - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Parte das apurações feitas pelas equipes tem origem no atendimento Fale Conosco-156, que desde 16 de março recebeu mais de 2,6 mil denúncias. “O sucesso das medidas adotadas  no combate ao coronavírus depende da colaboração efetiva da população, que pode acionar a fiscalização da prefeitura para garantir o cumprimento das regras”, diz o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Bruno Miragem.

 A operação fiscaliza também os setores de transporte, obras, praças e parques, bem como faz orientação individual de pessoas. Já foram averiguados 5.244 ônibus, táxis e lotações. Da mesma forma, foram realizadas 3.691 verificações de praças e parques e 3.562 pessoas foram orientadas a permanecer em casa e tomar os cuidados de saúde necessários. Em relação às obras, foram 186 inspeções e 18 interdições. Paralelamente, com a operação #FicaEmCasa, foram feitas 48 barreiras nas entradas da cidade com caminhões de som para pedir à população que fique em casa.

Participam das ações fiscais da Diretoria de Fiscalização - SMDE, Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim).

Como denunciar - Para denunciar o descumprimento dos decretos, é preciso ligar para o telefone 156 e digitar a opção “5 - fiscalização por descumprimento das normas de coronavírus”. O cidadão será direcionado para falar com um atendente.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

Juliane Soska

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes