Operação fiscaliza cumprimento de decretos em bairros da Capital

01/04/2020 10:32
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Força-tarefa verificou comércios e serviços em quatro bairros da cidade

A Prefeitura de Porto Alegre deu início, nessa terça-feira, 31 de março, à operação Esforço Concentrado Covid-19 para fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais que preveem uma série de medidas de enfrentamento do coronavírus. A vistoria percorreu ruas, comércios, serviços, entre outros estabelecimentos da Capital. Envolvendo todos os órgãos de fiscalização do Município, a ação está prevista para ocorrer diariamente, em dois turnos, em diferentes locais da cidade.

As primeiras regiões que receberam a operação foram Lomba do Pinheiro, Restinga, Cruzeiro e Morro Santa Tereza. Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a iniciativa é um reforço das medidas adotadas pela gestão municipal. “Nesta hora de crise, utilizamos todas as nossas forças para alertar a população sobre a ameaça do coronavírus. É mais um momento de conscientização, de levar informação a todos nas áreas mais afastadas do centro da nossa cidade”, diz o prefeito.

No primeiro dia de trabalho, foram verificados 166 comércios e serviços de diferentes segmentos. Desses, 27 foram advertidos por não seguirem as regras de funcionamento estabelecidas pela prefeitura, quatro locais foram interditados e dois autuados por alvará irregular. No transporte, foram abordados e orientados motoristas de 82 ônibus, 38 táxis e 23 lotações. Os preços de produtos, especialmente os relacionados à pandemia, como álcool gel e máscaras de proteção respiratória, também foram monitorados.

Ao identificar filas e aglomerações em agências bancárias, os fiscais aconselharam os cidadãos a manter distanciamento e, sempre que possível, o isolamento social. As equipes orientaram também pelo menos 50 idosos a cumprir o Decreto 20.529, que estabelece o isolamento domiciliar para pessoas com 60 anos ou mais.

Participaram da força-tarefa 88 agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Procon Porto Alegre, Guarda Municipal, Diretoria de Fiscalização, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com apoio da Brigada Militar e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia
 

 

  

 

Juliane Soska

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes