Prefeitura de Porto Alegre licencia 6,2 mil eventos em três anos
Do inÃcio de 2021 a novembro deste ano, a Prefeitura de Porto Alegre licenciou 6,2 mil eventos que, somados, registraram um público superior a 6 milhões de pessoas. Os dados são do Escritório de Eventos, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), responsável por coordenar os processos de licenciamento de eventos que ocorrem em locais públicos.
A maior parte diz respeito a atividades culturais, como shows e espetáculos. Na sequência, estão congressos e feiras, seguidos de acontecimentos religiosos e sociais. Para 2023, a estimativa é terminar o ano com 2.250 eventos licenciados. Historicamente, o mês de outubro registra o maior volume de pedidos, sendo o último trimestre a época mais movimentada.
Desburocratização - O número significativo de eventos licenciados decorre da facilitação dos processos administrativos, como explica a coordenadora do Escritório de Eventos, Viviane Teixeira. Outro fator de estÃmulo foram os benefÃcios concedidos ao empreendedor por meio da isenção de taxas.
“O papel do Poder Público é facilitar a vida de quem quer empreender, gerar empregos e levar renda para casa. Quanto menor a burocracia, maior será o estÃmulo aos novos negócios e o desenvolvimento da cidade’’, comenta a titular da SMDET, Júlia Evangelista Tavares.
Neste ano, o Escritório de Eventos disponibilizou o protocolo on-line, que agiliza a solicitação e a tramitação dos pedidos. No painel de eventos, é possÃvel verificar os pedidos em tramitação na prefeitura.
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Cristiano Vieira