Prefeitura oferece 256 vagas para acolhimento de pessoas em situação de rua
A cidade de Porto Alegre oferece, diariamente, o serviço de albergagem para pessoas em situação de rua. Para esse atendimento, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) conta com uma rede constituída por quatro equipamentos. Atualmente são oferecidas 256 vagas e, neste momento de pandemia, o serviço é prestado em duas modalidades: dois albergues em atendimento apenas de pernoite (12h) e dois atuando como Casa de Passagem (24h).
Os serviços de albergagem 12h caracterizam-se pelo acolhimento noturno, das 19h às 7h, com o atendimento às necessidades básicas da população, desenvolvendo suas ações a partir de trabalho social multidisciplinar. Nos espaços, são ofertados lugar para dormir, cuidados de higiene e alimentação, bem como encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas.
A seleção para as casas de passagem é realizada pelo Núcleo de Acolhimento da Fasc por meio de uma avaliação técnica. De acordo com Patricia Dias, referência do Núcleo de Acolhimento, o ingresso a estes equipamentos da é feito de forma espontânea. Os técnicos sociais realizam abordagens sistemáticas, tendo como um dos objetivos, orientar as pessoas em situação de rua sobre os serviços sociais e como podem acessar as unidades.
A Fasc tem uma Central de Abordagem: se alguém verificar que há alguma pessoa em situação de rua em risco por causa do frio, pode ligar para (51) 3289-4994
Onde acessar:
Modalidade 12h- pernoite
Albergue Espírita Dias da Cruz (av.Azenha, 366 – bairro Azenha)
Albergue Acolher 2 (rua 7 de abril, 315 – bairro Floresta) - Associação Beneficente Projeto Restaurar
Modalidade Casa de Passagem 24h
Albergue Acolher 1- 24h (rua Dr. João Simplício, 38 – bairro Vila Jardim) - Associação Beneficente Projeto Restaurar
Abrigo Renascer: Praça Navegantes, 41 (junto à Igreja Nossa Sra. dos Navegantes) – modalidade Casa de Passagem 24h
Fabiana Kloeckner