Prefeitura promove ações no Dia Internacional Contra a Homofobia

17/05/2021 09:25

  

Ricardo Giusti/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Cartilha vai orientar população LGBTQI+ sobre canais de atendimento e denúncias

Dia 17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia. Para marcar a data, a Coordenadoria de Diversidade Sexual e de Gênero, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS),  criou  ações em formato híbrido. Nesta segunda-feira, 17, das 9h às 13h30, na Esquina Democrática, será realizado um ato simbólico para esclarecer os direitos e ouvir as demandas de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, transgêneros, pessoas não binárias, entre outros. Será entregue uma cartilha, produzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul em parceria com a SMDS, com os canais para denúncias  e orientações em como agir em caso de homofobia. No local, também, haverá uma caixa de sugestões para que as pessoas coloquem suas propostas para promover uma cidade livre de homofobia e transfobia.

A coordenadora da Unidade de Direitos e da Diversidade Sexual e de Gênero da SMDS, Camila Rodrigues, destaca que as atividades têm por objetivo mostrar que as pessoas LGBTQI+ não estão sozinhas. “Nessa data, nós queremos mostrar que o normal é ter condições dignas de trabalhar, viver e prosperar. É tão direito nosso como de qualquer outra pessoa”, afirma Camila.

Virtual - Também nesta segunda-feira, às 16h, no  facebook da secretaria, será realizado um debate virtual  para tratar de temas como saúde, segurança e empregabilidade da comunidade LGBTQI+. A transmissão, conduzida pela coordenadora Camila Rodrigues, contará com a presença da delegada Andréa Mattos, diretora da Divisão do Idoso e Combate à  Intolerância, da médica Gabriela Tizianel, coordenadora da área técnica de saúde LGBTQI+ da Secretaria Municipal de Saúde, da vereadora Daiana Santos e de Daniel Boeira, coordenador estadual da aliança nacional lgbtqi+ no RS e Coordenador da Rede Gay Brasil no RS.

Histórico- Em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) e determinou a extinção do termo “homossexualismo”. A partir deste ato, foi estipulado o Dia Internacional Contra a Homofobia, também conhecido como Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, com a intenção de incluir a população no combate à discriminação de homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros.

No Brasil, um decreto da Presidência da República publicado em 4 de junho de 2010 instituiu o dia 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia. Vinte anos após a publicação da lei, o país ainda é um dos mais violentos contra a comunidade LGBTQI+. De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), um LGBT é agredido por hora no país. A estatística parece mais cruel para pessoas trans: segundo o IBGE, a expectativa de vida de um(a) trans em terras brasileiras é de 35 anos.

 

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes