Tesourinha acolhe pessoas em situação de rua nesta terça-feira

31/05/2022 14:45

  

Pedro Piegas / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Atendimento inicia às 19h desta terça-feira

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) retomam a ação emergencial para acolhimento de pessoas em situação de rua no Ginásio Tesourinha. Nesta terça-feira, 31, e quarta-feira, 1º, a partir das 19h, 60 vagas estarão disponíveis para pernoite.

Os abrigados receberão jantar e café da manhã. A janta é doada pelos parceiros da rede de proteção Só os Fortes e Cozinhar e Servir. Os sanduiches do café da amanhã são oferecidos pela Cáritas.  

A equipe de atendimento solicita a doação de água, materiais de higiene pessoal e insumos para café da manhã como leite, achocolatado, suco e café.

O atendimento no Tesourinha é feito por equipes da Fasc, com suporte de voluntários da Cruz Vermelha, SMDS e de outras secretarias e departamentos municipais. Além disso, uma equipe de técnicos da Fasc fará abordagem e busca ativa durante à noite para oferecer opções de abrigo às pessoas que estão nas ruas. A rede municipal oferece 590 vagas para pessoas em situação de rua em albergues e pousadas. 

O Gabinete da Causa Animal montou um espaço pet no Tesourinha para que as pessoas em situação de rua possam deixar seus animais de estimação

Horário estendido - Na noite desta segunda-feira, 30, como havia vagas suficientes nos albergues, as equipes da Fasc atenderam em horário estendido até 22h. Foram acolhidas 57 pessoas no Albergue Acolher 1, 59 no Acolher 2, e outras 62 no Dias da Cruz.

Agasalhos – O Gabinete da Primeira-Dama, por meio da Campanha do Agasalho e Alimento, irá disponibilizar doações no ginásio para as pessoas que forem procurar atendimento. As doações de agasalhos e alimentos para campanha poderão ser feitas em 16 pontos já cadastrados na campanha. 

Rede de atendimento noturno

Albergue Dias da Cruz: albergue 12h 
Avenida Azenha, 366 - Azenha

Albergue Acolher 1 - albergue 12h 
Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim

Albergue Acolher 2 - albergue 12h
Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Central de Abordagem -  atendimento 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7

Rede de atendimento diurno

Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 - Santana
Avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha 

Centro POP 2 - Floresta
Rua Gaspar Martins, 114/120, Floresta 

Centro POP 3 - Navegantes
Avenida França, 496, Navegantes 

SCFV - Adultos Pop Rua - Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Restaurantes Populares - almoço
Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro:  rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Zona Norte: Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

Maria Emilia Portella

Gilmar Martins