Escolas do Sarandi e da Restinga recebem projeto Baú de Histórias

03/04/2019 15:51
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Crianças ouviram atentamente a contação do livro Grande e Pequeno

A Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou, nesta quarta-feira, 3, a primeira entrega de livros do projeto Baú de Histórias em quatro escolas da rede comunitária. Pela manhã, foram visitadas duas instituições no bairro Sarandi, a Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Criança Esperança e a Ecei Esperança Cordeiro. À tarde, a equipe esteve em duas escolas da Restinga, na Ecei Amovir e Ecei Ananda Marga. (fotos)

O projeto, que é itinerante, busca incentivar o hábito da leitura entre alunos de zero a 5 anos, suas famílias e comunidade. Integra o escopo do programa Redes pela Leitura, a política de fortalecimento da competência leitora da Smed. Neste ano, com oito baús, atenderá 48 escolas, o dobro em relação ao ano passado. Cada instituição participante recebe um baú com 80 livros infantis por 30 dias e depois o repassa para a próxima do itinerário.

A primeira escola visitada do dia foi a Ecei Criança Esperança. Na chegada, a coordenadora do Redes pela Leitura, Cristina Rolim Wolffenbuttel, conheceu as dependências da escola e conversou com as crianças sobre literatura. A entrega do baú ocorreu na turma da Jardim A, que possui 24 alunos. Sentados em círculo, os pequenos ouviram atentamente a contação de história do livro “Grande e Pequeno”, que traça um paralelo entre infância e vida adulta, realizada pela bibliotecária Marta Rosa. Depois, eles foram surpreendidos com a chegada do baú e, rapidamente, começaram a folhar os livros que descobriam no interior da caixa.

Segundo a diretora, Neci da Costa, a presença dos livros na escola encanta não apenas as crianças, que aprendem muito com as novas histórias, mas também as famílias. “O retorno dos pais é maravilhoso. As crianças levam os livros pra casa e depois os pais mandam fotos das brincadeiras e leituras que fazem juntos. É um projeto maravilhoso para toda a nossa comunidade”, disse Neci.

Diante da empolgação dos alunos e da equipe pedagógica, Cristina ressaltou que as ações do Redes pela Leitura buscam criar esses momentos de aprendizado. “É uma emoção muito grande para nós, da Smed, ver o tanto que reverbera o trabalho realizado com muito cuidado. Por isso, sempre buscamos visitar as escolas e acompanhar os projetos”, comentou. Além disso, ela parabenizou a atuação de professores e diretores. “A forma feliz com que recebem os livros mostra o bom trabalho realizado nas escolas. Eles estão conseguindo ressignificar a importância do livro”, completou a coordenadora.

O Redes pela Leitura reúne diferentes projetos vinculados à política de leitura da Smed, como a plataforma digital Elefante Letrado, o Baú de Histórias, o Adote um Escritor e os Saraus Literários. Desde o ano passado, a secretaria aumentou em 170% os recursos destinados a essas ações, sendo R$ 364 mil a mais em relação ao ano anterior. Em 2018, o programa promoveu atividades literárias em todas as unidades da rede estatal e alcançou um maior número de escolas comunitárias, integrantes da rede pública não estatal.

Baú de Histórias – A iniciativa “Baú de Histórias: Era uma vez...” tem a proposta de ser uma biblioteca itinerante para as escolas da rede comunitária, composta por baús de madeira que remetem ao imaginário e despertam a noção de preciosidade da leitura. Os baús circulam no formato capelinha, ficando um mês em cada unidade. Em 2018, foram atendidos 1.753 alunos de 20 escolas comunitárias de educação infantil com quatro baús.

Nesta quinta-feira, 4, outras quatro escolas receberão os baús itinerantes. De manhã, a visita será na Ecei Anjo das Flores e Ecei Abrace Ilha do Pavão, no bairro Arquipélago. À tarde, a entrega ocorre na Ecei Abrace Partenon e Ecei Vovó Ida, ambas do bairro Partenon.

 

Fernando Campos (estagiário) / Supervisão: Cristina Lac

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes