Prefeitura lança edição 2019 do projeto Adote um Escritor

10/06/2019 16:06
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Programa aproxima escritores de alunos das escolas da rede pública municipal

O prefeito Nelson Marchezan Júnior lançou, nesta segunda-feira, 10, a edição 2019 do projeto Adote um Escritor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em toda a rede pública estatal de Porto Alegre, atingindo mais de 40 mil alunos. Em 2019, pela primeira vez em 18 anos, foi aberto cadastro para quem tivesse interesse em participar, com o objetivo de ampliar as opções para as escolas e democratizar o acesso de autores independentes e pequenas editoras às escolas. A Smed recebeu as inscrições de 20 empresas e 123 escritores, dos quais 46 foram “adotados” e farão cerca de 170 visitas (algumas escolas podem ter mais de um autor adotado).

“Estamos democratizando ainda mais o programa, com maior número de escritores e ampliando e diversificando a participação da sociedade. E o mais importante é que é para todas as escolas. Nossos recursos precisam ser prioritariamente destinados a quem mais precisa”, comemora o prefeito.

O secretário de Educação, Adriano Naves de Brito, destaca o protagonismo do escritor no projeto. “O autor e seu contato com os alunos são o centro do projeto. Este encantamento da criança ao ver o escritor tem papel importante na formação do público leitor. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, mesmo que isso desagrade a alguns”, afirma. “Retiramos alguns itens laterais do projeto para focarmos nas visitas e assim mostrar aos alunos que eles também podem contar as suas histórias. Agora, todos os recursos e esforços estão focados nos alunos e na sua experiência com os livros”, completa, ao lembrar gastos como o cartão com R$ 50 em créditos que os professores recebiam para compras na Feira do Livro.

Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Escritora Marô Barbieri diz que o projeto é motivo de orgulho em suas viagens

Orgulho - A escritora Marô Barbieri contou que o Adote um Escritor é motivo de orgulho em suas viagens. “Viajo por muitos lugares e tenho orgulho em dizer que na minha cidade respeitam-se os escritores, respeita-se a literatura e se trabalha pela leitura”, diz ela, que participou de todas as edições do projeto.

Neste ano, os recursos para a iniciativa serão de R$ 580 mil, que as escolas poderão investir na aquisição de obras dos autores escolhidos, renovação do acervo das bibliotecas, visita à Feira do Livro e cachês dos escritores. A previsão é de que as visitas dos autores adotados – a principal etapa do projeto – comecem em agosto.

O secretário de Cultura, Luciano Alabarse, fala sobre o poder da literatura na formação dos alunos: “A palavra é mágica, é um instrumento de transformação. Vida longa a este projeto que leva a magia da leitura para as crianças que não teriam recursos para comprar livros”.

O vereador Reginaldo Pujol colocou-se como um parceiro da Educação. “Este é um programa com o qual sou comprometido desde o início pela sua importância. Tenho certeza de que o Adote um Escritor será cada vez mais forte. Assumo aqui o compromisso de lutar pela aprovação dos projetos que melhorem a educação na nossa cidade”, assinala.

O Adote um Escritor já recebeu reconhecimentos como o troféu Destaque Literário do Prêmio Açorianos de Literatura (2013). Foi duas vezes finalista do Prêmio RBS Fato Literário e teve menções honrosas e indicações em concursos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e dos ministérios da Cultura e da Educação.

Também participaram do evento o vice-prefeito Gustavo Paim; a secretária-adjunta da Educação, Iara Wortmann; o adjunto da Cultura, Leonardo Maricato; o vereador Nelcir Tessaro; os coordenadores de Literatura e Humanidades da Secretaria da Cultura, Sergius Gonzaga; e das Redes pela Leitura, Cristina Rolin; a presidente da Comissão Especial de Educação da OAB, Denise Souza Costa; e a escritora Elma Santana.

Redes pela Leitura - O Redes pela Leitura é o programa que abrange todos os projetos de incentivo à leitura desenvolvidos pela Smed: Adote um Escritor, Elefante Letrado (plataforma digital de leitura), Baú de Histórias (que leva livros para as escolas comunitárias), Saraus com Letras e o Livro Andarilho (que espalha obras em diferentes pontos da cidade). Apenas nas redes públicas estatal e não-estatal, o programa beneficia mais de 70 mil alunos.

  

 

Luzia Lindenbaum

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes