Sarau marca reinauguração da biblioteca da Escola Mariano Beck
Os 840 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck, localizada na Vila Pinto, no bairro Bom Jesus, ganharam uma nova biblioteca, totalmente reformada e remodelada a partir de doações e trabalho voluntário. E para marcar a reinauguração do espaço, denominado Recanto do Pensamento, a Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou o sarau literário Lugares Mágicos, nesta segunda-feira, 10, no pátio da escola.
Participaram da atividade cerca de 300 alunos da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que tiveram uma tarde destinada ao mundo da imaginação e recheada de poesia, música, dança e contação de histórias. O escritor Caio Riter foi o homenageado no sarau – ele tem mais de 20 livros de literatura infantil e juvenil, e foi “adotado” pela escola na edição deste ano do programa de leitura Adote um Escritor.
Em meio à declamação de poesias de Riter, as professoras Letícia Santos Silva, da biblioteca, e Rochele Marcello, de Anos Iniciais, animavam as crianças. Um dos momentos mais alegres foi a apresentação da música “Superfantástico”, com uma coreografia de alunos maiores que são os monitores da biblioteca. O “Quiz” de perguntas sobre personagens e acontecimentos de histórias infantis também agradou às turmas, e as crianças do Jardim B foram as que mais acertaram as respostas.
Biblioteca – Ao final, todos foram convidados a conhecer a nova biblioteca. A sala recebeu melhorias por iniciativa da professora Letícia, que mobilizou amigos, familiares e professores e transformou o espaço. Uma arquiteta repensou a decoração e projetou os novos móveis, confeccionados com recursos de doações. As estantes enferrujadas foram embora, e as novas foram doadas por uma associação de auditores fiscais. A pintura, agora alusiva a um céu, foi feita à noite por um grupo de voluntárias. No momento, voluntários fazem também a catalogação do acervo em uma planilha digital, criada por um colaborador.
“Em comparação com o espaço anterior, posso dizer que realizamos um sonho”, comemora Letícia. “E o melhor de tudo é o feedback das crianças. Um deles me disse que este é o lugar mais lindo que ele já esteve”, conta a professora, orgulhosa do recanto, que rendeu a um grupo de alunos da Mariano Beck o prêmio de Destaque no Salão Jovem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) no ano passado, com um projeto de seleção e comentários de livros em um canal no YouTube.
Redes pela Leitura – Os Saraus Literários integram o projeto Redes pela Leitura, política que reúne os programas de leitura da Smed, que incluem o Adote um Escritor (para o encontro entre escritores e alunos), Elefante Letrado (plataforma digital de leitura), Baú de Histórias (que leva livros para as escolas comunitárias) e o Livro Andarilho (que espalha obras em diferentes pontos da cidade).
Leia mais: Prefeitura lança edição 2019 do projeto Adote um Escritor
Rui Felten