243ª Feira do Peixe será lançada neste domingo na Ilha da Pintada

26/03/2023 08:28
Brayan Martins / PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Feira ocorre em três pontos da cidade: de 3 a 7 de abril no Largo Glênio Peres e de 5 a 7 de abril na Restinga e Belém Novo

 

seloNeste domingo, 26, será lançada a 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre, parte da programação do aniversário da Capital. A solenidade ocorre às 12h na Colônia Z5 dos Pescadores, na Ilha da Pintada (av. Nossa Senhora da Boa Viagem, 1916).

A programação terá início às 10h, com a missa em homenagem aos pescadores. Haverá também concurso de pesca infantil, feira de quitutes e artesanato local e desfile das candidatas à rainha da Feira do Peixe, que serão premiadas durante o lançamento. A solenidade se encerra às 13h, dando início aos shows culturais com teatro, entre outros.

A Feira do Peixe é organizada pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, por meio da Diretoria de Articulação Institucional, e tem como parceiros a Colônia Z5, a APPSUL e os Atacadistas de Pescados.

Em sua 243ª edição, será realizada em três pontos da cidade: de 3 a 7 de abril no Largo Glênio Peres e de 5 a 7 de abril na Restinga e no Belém Novo (Extremo-Sul). De acordo com o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, a tradição ganhou força acontecendo de forma descentralizada. “Realizaremos a 21ª Feira na Esplanada da Restinga e a 11ª de Belém novo, no Extremo-Sul, confirmando o protagonismo dos profissionais do pescado nesta tradicional festa da nossa cidade”, disse.

Capacitação - Os pescadores artesanais e expositores da participaram na terça-feira, 21, na Colônia Z-5, do Curso para o Desenvolvimento Econômico das Regiões Ilhas, Restinga e Extremo-Sul, com técnicas de manejo de alimentos. Os 150 integrantes receberam certificados assinados pelos presidentes da Colônia Z5, Gilmar Coelho, da APPSUL, Roberto Superti, do chefe do Escritório da Emater/RS, Luiz Paulo Vieira Ramos, e do secretário da SMGOV, Cassio Trogildo, e estão habilitados para participarem das Feiras do Peixe do Largo Glênio Peres, Esplanada da Restinga e Extremo-Sul.

Também auxiliaram na capacitação o diretor de Articulação Institucional, Djedah Lisboa, e o coordenador de Articulação dos Conselhos Municipais, Carlos Simões Filho. O curso ainda contou com a presença dos gestores das subprefeituras Ilhas, Restinga, Extremo-Sul e Centro, e dos representantes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsans), Milena Bittencourt. 

Leia mais

Prefeitura leva serviços à Redenção para comemorar aniversário da cidade

Baile da Cidade é neste domingo na Redenção

Festa no bairro Mário Quintana celebra o aniversário da Capital

Programação especial celebra os 251 anos de Porto Alegre

Aniversário da cidade terá projeções mapeadas no Memorial do RS

Último dia de inscrições para a 19ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre

Educação ambiental promove atividades no Mês de Aniversário de Porto Alegre

Pinacoteca Ruben Berta promove mostra do acervo em nova exposição

Noite das Ideias movimenta o Museu Joaquim Felizardo neste sábado

Porto Alegre terá Centro Cultural Açoriano junto à Biblioteca Josué Guimarães

Porto Alegre terá mais 18 estações de bicicletas compartilhadas

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes