Ampliação do atendimento de saúde é destaque na assembleia do OP da Região Extremo Sul

24/07/2025 12:00
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Foram registradas 1.195 pessoas, que elegeram os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto para 2026

Na quarta-feira, 23, foi realizada a 11ª assembleia da rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) na Região Extremo Sul. A plenária ocorreu no CTG Lanceiros da Zona Sul, no bairro Belém Novo. Foram registradas 1.195 pessoas, que elegeram os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto para 2026. O subtema mais votado foi Saneamento Básico - Rede de Água e Esgoto Cloacal. Durante a reunião, foram feitos anúncios para a área da saúde.

Houve espaço para dez falas da comunidade inscritas pelo Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações dos atuais conselheiros da Região Extremo Sul, Zoé da Silva Pereira e Simone Teresinha Oliveira de Moraes, que compuseram a mesa de trabalho. O prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos seus questionamentos.

“Eu conheço o Extremo Sul de Porto Alegre desde a década de 80, quando queriam emancipar porque os serviços não chegavam da melhor forma. Sabemos que os bairros cresceram de forma desordenada, o que não foi acompanhado pelos serviços. Por isso a participação popular é importante. Nesta noite, ouvimos diretamente da população os serviços mais urgentes para construir uma solução imediata” - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, anunciou uma série de investimentos na região. Entre eles estão a ampliação da Unidade de Saúde Chapéu do Sol, já garantida, e a construção da nova sede da US Lami, prevista para começar no início do próximo ano. Além disso, Ritter informou que será construído um novo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), com foco no cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes. “Estamos cuidando da saúde mental das nossas crianças com a seriedade que o tema exige”, disse. Outro ponto reforçado foi o compromisso com a redução das filas do SUS, com a informação de que cerca de mil pessoas estão sendo retiradas da fila de espera por semana. 

Foram reivindicadas mais políticas públicas na área da causa animal. A secretária Tatiana Guerra falou da melhoria dos serviços, com destaque para ações no Extremo Sul e simplificação do cadastro de protetores independentes. "São dez protetoras cadastradas nesta região. Desde o início do ano, promovemos iniciativas descentralizadas em parceria com as subprefeituras e mantemos atendimentos regulares na Unidade de Saúde Animal. Em 2025, já foram realizadas mais de 7 mil castrações e distribuídas mil toneladas de ração no último mês em toda a cidade, com previsão de ampliação dos serviços nos próximos meses", ressaltou.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária. Também houve atendimento à população com serviços do Procon Municipal.

O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). Além de destacar o aumento de público com relação à edição anterior, o secretário Cassio Trogildo falou sobre o andamento do projeto de hortas comunitárias agroflorestais. "Já temos três hortas implantadas na região e ainda vamos iniciar mais uma, que será na Fazendinha Farroupilha. Também vamos realizar outras quatro hortas que foram demandadas pelo Frop”, disse.

A próxima plenária ocorre nesta quinta-feira, 24, na Região Cruzeiro, na Emef José Loureiro Da Silva, bairro Santa Tereza, a partir das 19h.

Prioridades da região para investimento em 2026:

1º Saneamento Básico - Rede de Água e Esgoto Cloacal - Dmae
2º Pavimentação - Smoi/Smsurb
3º Saúde - SMS
4º Educação - Smed

Eleição de conselheiros da região:

Votantes: 1109
Votos válidos: 1101
Votos em branco: 8

CHAPA 2: 691 votos
62,76% dos votos = 2 titulares e 1 suplente eleitos

CHAPA 1: 410 votos 
37,24% dos votos = 1 suplente eleito

Representantes serão definidos posteriormente.

Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. Agora, ocorrem as 17 reuniões regionais, até 12 de agosto. Os encontros durante a semana são às 19h e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.

Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.

Leia mais: 

Prefeitura oferece vacina da gripe e serviços do Procon nas assembleias do OP
OP: Região Noroeste elege esporte e lazer como prioridade de investimento
Medidas de proteção contra as cheias pautam OP da região Humaitá/Navegantes
Região Sul elege saneamento básico como prioridade de investimento no OP
Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro
Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
 


 

Adriana Corrêa

Andrea Brasil