Região Sul elege saneamento básico como prioridade de investimento no OP

18/07/2025 08:55
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
A presença de 718 pessoas foi registrada na segunda noite de assembleias regionais do OP

A rodada de assembleias do Orçamento Participativo (OP) 2025 segue percorrendo as regiões da cidade. Nesta quinta-feira, 17, foi realizada a plenária da Região Sul, no Zaffari Ipanema, na avenida Juca Batista. Foram registradas 718 pessoas que elegeram os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto. O subtema mais votado foi Saneamento Básico - Águas Pluviais. 

O prefeito Sebastião Melo, a primeira-dama Valéria Leopoldino e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos seus questionamentos.

"O contato direto com a população reforça a urgência das demandas da Capital. Reconhecemos as dificuldades e a necessidade de cobertor curto para tirar os planos do papel. Estamos melhores do que antes, com obras concluídas e outras em andamento, graças à utilização do orçamento próprio e extraordinário. Mas precisamos que o trabalho seja feito em conjunto com a comunidade. Cidade boa para se viver é aquela que o gestor faz a sua parte e o cidadão também" - Prefeito Sebastião Melo.

Houve espaço para dez falas da comunidade previamente inscritas no Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações das atuais conselheiras da região Sul, Claudete Santos e Denise Moreira, que compuseram a mesa de trabalho. O público apresentou demandas, principalmente sobre proteção de cheias, drenagem e dragagem de arroios, entre outras. 

"A Zona Sul é a mais extensa, territorialmente, em Porto Alegre, e concentra grande parte dos arroios e áreas verdes da cidade. Diversas frentes de trabalho já estão em andamento para qualificar os serviços nesta região. No próximo ano, teremos em mãos o estudo que apontará a solução para a orla entre os bairros Cristal e Lami. Também estamos intensificando a rotina de manutenções nas redes, assim como de dragagem e limpeza de cursos d’água", ressalta o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.

Na área da Saúde, anúncios importantes foram feitos. O secretário Fernando Ritter informou que a primeira policlínica da cidade, com dezenas de especialistas e investimento de R$ 17 milhões será na região Sul. "A região esperou muito por isso e agora é realidade: vamos construir a primeira policlínica na Hípica. A nova Unidade de Saúde Beco do Adelar, com recursos do BID, também já é realidade e seguimos firmes no compromisso de melhorar, todos os dias, a saúde pública para quem vive aqui", destacou.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária. Também houve atendimento à população com serviços do Procon Municipal.

O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo ressaltou a mobilização da região. "As lideranças se organizaram e a população da região Sul compareceu e ainda aumentou o número de presenças, com relação a 2023", celebrou.

A próxima plenária ocorre na região Humaitá/Navegantes, no CTG Vaqueanos da Tradição, na rua Dr. Caio Brandão de Mello, 250, bairro Humaitá, neste sábado, 19, a partir das 15h.

Prioridades da região Sul para investimento em 2026:

1º - Saneamento Básico - Águas Pluviais - DMAE
2º - Saneamento Básico - Rede de Água e Esgoto Cloacal - DMAE
3º - Habitação - DEMHAB - PGM/E-REURB
4º - Pavimentação - SMOI/SMSURB

Eleição de conselheiros da região:
Chapa Única eleita por aclamação.

1º Titular: Claudete Almeida Dos Santos 
2º Titular: Alexsandro da Rosa Boeira
1º Suplente: Sandra Esteves Melo
2º Suplente: Aracélia Mesquita Rodrigues

Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. Agora, ocorrem as 17 reuniões regionais, até 12 de agosto. Os encontros durante a semana são às 19h e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.

Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.

Leia mais:
Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro
Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada

Adriana Corrêa

Bianca Dilly