Região Eixo-Baltazar elege suas prioridades de investimento

17/08/2023 09:36
Cesar Lopes/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Prefeito Sebastião Melo ouviu os moradores

Na Assembleia da Região Eixo-Baltazar da Rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) 2023, realizada na noite dessa quarta-feira, 16, no Vida Centro Humanístico, localizado na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, os participantes elegeram cultura como prioridade de investimentos para 2024, seguida de saneamento básico e habitação. Questões relacionadas à regularização fundiária, drenagem, praças, pavimentação, educação, assistência social e cultura também foram destacadas pela comunidade.

O prefeito Sebastião Melo disse que é necessário desenvolver ações de cultura e assistência social no Vida Centro Humanístico.

“O OP é diálogo, mas também é ação. Em mais uma noite de assembleia, ouvimos as demandas da comunidade e seguimos com a convicção de que os avanços precisam continuar“ - Prefeito Sebastião Melo.

O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, lembrou que há na região um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e foi aberto um Serviço de Acolhimento Familiar (SAF). “Aqui no Centro Vida, abrimos um SAF para dar conta das necessidades da população. Além disso, o Orçamento Participativo da Região Eixo-Baltazar demandou para a fundação R$ 200 mil em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de 15 a 18 anos", disse. Roratto explicou que o valor foi dividido ao longo do ano e no próximo edital de outubro para trabalho educativo - serviço de convivência de 15 a 18 anos -  serão executadas demandas pontuadas pela região.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, falou das entregas da pasta e salientou que há um trabalho para o  desenvolvimento das demandas descentralizadas, além de destacar a autorização, em junho passado, de uso do imóvel que abriga a Casa do Hip Hop Rubem Berta como reconhecimento ao trabalho realizado pelo Instituto Cultural Cohab É Só Rap. ”A cultura transforma nossa cidade e é importante para todas as regiões”, disse Ventura.

Saúde - Em concordância com a comunidade, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, reiterou a importância de buscar soluções para a saúde na região. “Ainda em 2023 faremos melhorias em várias unidades, atendendo as emendas parlamentares de 2022. Para 2024, está no radar da nossa gestão a instalação de três consultórios odontológicos em três unidades, além da discussão sobre a redistribuição dos territórios para que as pessoas fiquem mais perto das suas unidades de saúde", afirmou.

Conselheiros – Os participantes elegeram por aclamação a chapa única para representar a região no Conselho do OP (COP). Os conselheiros eleitos foram Tânia Maria Silva e Alcindo Lintener, como primeira e segundo titulares, e Noeli de Paula da Costa para primeira suplente, seguida de Ana Maria Macedo Maurmann, segunda suplente.

A Região Eixo-Baltazar é composta pelos bairros Costa e Silva, Jardim Itu, Jardim Leopoldina, Parque Santa Fé, Passo das Pedras e Rubem Berta. A plenária da noite registrou um aumento de participação de 84,9% em relação ao ano passado. Foram 1.169 inscritos e houve, mais uma vez, transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no  YouYube.

Nesta quinta-feira, 17, acontece a última assembleia da rodada, com a realização da plenária da Região Leste, na Paróquia Senhor Bom Jesus, na avenida Protásio Alves, 5802, bairro Vila Jardim, a partir das 19h.

Leia mais: 
Região Centro-Sul elege habitação para prioridade de investimentos
Região Glória comemora anúncio de nova sede do Cras
Assembleia do Orçamento Participativo na Lomba do Pinheiro registra 869 credenciamentosHabitação é prioridade de investimentos na Região Partenon
Região Norte prioriza saneamento básico para investimentos em 2024
Restinga registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Comunidade do Cristal participa da assembleia do OP
Residencial Barcelona será construído com recursos da venda de imóvel municipal
Região Cruzeiro destaca conquistas do Orçamento Participativo
Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento básico como prioridade de investimentos
Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça