Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
A segunda das 23 assembleias do Orçamento Participativo (OP) ocorreu na terça-feira, 8, registrando mais uma noite com público expressivo na Usina do Gasômetro. Com a temática de Cultura e Juventude (CeJ), foram credenciados 854 participantes para eleger os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto na área. O subtema mais votado foram as atividades de descentralização da Cultura.
Durante a plenária, o prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais apresentaram as principais entregas do governo, o atendimento às demandas da temática nos últimos anos e a composição do orçamento da prefeitura, ouviram as falas da população e responderam aos seus questionamentos.
“Feliz de uma cidade que cultiva a participação popular, porque ela tem a capacidade de fazer uma transformação social verdadeira. O Orçamento Participativo tempera o governo e mostra para os secretários municipais onde eles podem e devem melhorar. É a oportunidade de construirmos coletivamente as melhorias com quem mais sabe das prioridades das comunidades, que é a população” - Prefeito Sebastião Melo.
A secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso, que apresentou as principais entregas na área, informou que a pasta é a mais demandada no OP. “Isso demonstra a importância que a cultura tem na vida das pessoas, a capacidade de desenvolvimento das nossas comunidades e dos nossos cidadãos. Esta noite foi uma prova desse envolvimento, interesse e apreço que os fazedores de cultura têm pelo tema e o respeito que demonstram pelo nosso trabalho", afirmou. O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini, também apresentou as ações voltadas à juventude.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo destacou a mobilização da temática. “Presenciamos mais uma noite de casa cheia e contamos com manifestações de pessoas que vivem intensamente a área da cultura no seu cotidiano. Recebemos contribuições importantes para motivar nossas políticas públicas”, ressaltou.
Após as apresentações, o microfone foi aberto para dez manifestações da comunidade previamente inscritas, além das falas dos atuais conselheiros da CeJ, Tarcíso Falconi da Cunha e Amauri Fraga, que compuseram a mesa de trabalho.
Nesta quarta-feira, 9, será a vez da temática de Saúde e Assistência Social (SAS), também na Usina do Gasômetro, às 19h.
Prioridades da plenária de investimento para 2026:
1º: Atividades de Descentralização da Cultura - SMC
2º: Realização de cursos, seminários, oficinas, festivais e shows na área da música - SMC
3º: Ações e Eventos de Carnaval - SMC
4º: Aquisição de equipamentos para eventos da Cultura - SMC
Eleição de conselheiros da temática:
Chapa Única eleita por aclamação.
1º Titular: Tarcíso Falconi da Cunha
2º Titular: Amauri Fraga
1º Suplente: Luciano Machado Leonardo
2º Suplente: Silvia Cassandra de Souza Dias
Calendário - As assembleias temáticas e a da região Centro ocorrem na Usina do Gasômetro até 16 de julho. Após este período, são realizadas as demais reuniões regionais, até 11 de agosto, completando-se o ciclo com as seis temáticas e 17 regiões do OP. Os encontros ocorrem, durante a semana, a partir das 19h, e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Andrea Brasil