Prefeitura inicia levantamento para regularização fundiária na Cooperativa Fernando Wagner
A Prefeitura de Porto Alegre apresentou nesta quinta-feira, 21, aos moradores da Cooperativa Fernando Wagner, no bairro Santa Rosa de Lima, Zona Norte, as equipes que farão os trabalhos de topografia na área. Trata-se do primeiro passo para a regularização fundiária dos cerca de 100 lotes da região.
A empresa responsável pelo trabalho, contratada por licitação, será a Aerogeo Aerofotogrametria Geoprocessamento e Engenharia Ltda que, também, realizará o projeto urbanístico e social na comunidade. Já o estudo topográfico dará uma noção mais exata do terreno e definirá quais as áreas poderão ser regularizadas. O trabalho prevê a medição de cada um dos lotes existentes, a verificação da situação das moradias e de seus habitantes e, posteriormente, a divisão das áreas.
Segundo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, o apoio da comunidade nessa etapa é fundamental. "Vocês estarão abrindo suas casas para que as equipes entrem e realizem a medição de todo o terreno. É através dessas medidas que a planta será realizada para que, posteriormente, a regularização fundiária aconteça," ressaltou Machado.
A reunião foi acompanhado por lideranças locais e por técnicos do Departamento Municipal da Habitação (Demhab).
Gilmar Martins