Prefeitura conhece PPPs de infraestrutura escolar e inovação educativa no Uruguai

06/10/2023 14:01
SMP/Divulgação PMPA
PARCERIAS
Grupo visitou órgãos públicos, escolas e um centro de transformação digital e inovação educativa.

Uma comitiva da Prefeitura de Porto Alegre participou, na última semana, de uma missão organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Montevidéu, no Uruguai, para conhecer a parceria público-privada de infraestrutura escolar e transformação digital educativa. Participaram da viagem a secretária municipal de Parcerias (SMP), Ana Pellini, o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), César Schirmer, o secretário municipal da Educação (Smed), José Paulo da Rosa, a coordenadora de Infraestrutura e Logística da Smed, Melissa Machado, e o economista da SMP Carlos Henrique Corrêa.

A comitiva visitou o Ministério da Economia e a Administração Nacional de Educação Pública (Anep) - órgão responsável pelo sistema educativo público, conheceu quatro centros educativos e a experiência do BID Invest, que é braço do BID para investimento privado, conhecendo a operação de apoio do banco para viabilizar projetos de PPPs. O grupo também manteve agenda com o Ceibal – um centro de transformação digital e inovação educativa. “Estamos desenvolvendo um projeto de PPP de infraestrutura escolar e o exemplo do Uruguai já está em operação, portanto é um benchmark para as escolas de Porto Alegre. Trocamos experiências a respeito de garantias, reformas, adjudicação provisória e visitamos escolas”, relatou a secretária Ana Pellini.

De acordo com o secretário Schirmer, o Uruguai está fazendo uma revolução na sua educação. “O país está transformando-se em uma referência para a América Latina no assunto, pela instrumentalização de mecanismos que permitam a recuperação e padronização da qualidade física das escolas, pela introdução da tecnologia da informação e por uma ação pedagógica aplicada com o intuito de melhorar a qualidade do aprendizado”, destacou.

Escola Bem-Cuidada – A prefeitura lançou, em junho, o programa Escola Bem-Cuidada, que prevê a construção de dez novas unidades de Educação Infantil e garantia de agilidade e eficiência em manutenção de infraestrutura das 98 escolas próprias da rede. O programa concede, por 20 anos, os serviços em escolas como construção, manutenção predial, segurança, limpeza, poda de árvores, reposições de equipamentos e mobiliários, operação de lavanderia em creches, gestão de gás, energia, água e esgoto, tecnologia da informação, entre outros.

"O programa Escola Bem-Cuidada será uma grande entrega para qualificar a infraestrutura da nossa rede municipal de ensino, oferecendo soluções mais eficientes para a manutenção e operação dos serviços, a fim de que os diretores tenham mais tempo para se dedicarem à gestão pedagógica e às relações com a comunidade escolar", ressaltou o secretário da Smed, José Paulo da Rosa.

Até o segundo ano do programa, dez novas escolas de Educação Infantil terão de estar concluídas, o que resultará em cerca de 2,4 mil novas vagas nesta modalidade. As 98 escolas da rede própria, mais as dez unidades que serão erguidas, serão divididas em três lotes, que serão concedidos separadamente.

 

Isabel Lermen

Gilmar Martins