BID conclui missão especial em Porto Alegre para avaliar prejuízos causados pela enchente
Uma equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizou uma agenda especial em Porto Alegre nesta semana. O foco é a implementação de um plano de ação para alocar recursos em resposta aos danos causados pelas enchentes na infraestrutura social.
Nesta quarta-feira, 19, terceiro e último dia da missão, foram coletados dados e informações para a primeira fase de diagnóstico do Programa de Desenvolvimento Social com Sustentabilidade Fiscal para Porto Alegre, denominado Porto Alegre+Social, que está em fase de contratação com a instituição financeira. Houve sessões de trabalho para sistematização das informações, atualizações baseadas nas visitas de campo e reuniões com as secretarias.
A missão técnica culminou com uma sessão de encerramento, com presença do prefeito Sebastião Melo e a participação da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) e demais setores envolvidos.
“Enfrentamos o maior desastre climático da história do Brasil, o que alterou drasticamente as prioridades de investimento no município. Nesta nova realidade, é essencial contarmos com parceiros qualificados para apoiar a reconstrução da nossa cidade” - Prefeito Sebastião Melo.
Na segunda-feira, 17, primeiro dia da missão técnica, representantes do BID reuniram-se com as secretarias envolvidas para finalizar a etapa de intercâmbio. Na terça-feira, 18, houve visita de campo aos locais atingidos pela enchente. Os técnicos percorreram pontos críticos, incluindo escolas municipais, creches, instalações de esporte e lazer, unidades de saúde, conselho tutelar e Centros de Referência de Assistência Social.
"A parceria com o BID é fundamental para agilizar a recuperação dos equipamentos sociais e trazer assistência técnica de qualidade," destacou Cezar Schirmer, secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos.
Desenvolvimento Social - "A disponibilidade de recursos do BID neste momento vem ao encontro do que a área social mais necessita devido à situação de calamidade. São vários benefícios, e esse recurso vai alavancar políticas públicas importantes, atendendo uma parcela muito vulnerável da população", salientou o secretário de Desenvolvimento Social, Jorge Brasil.
Educação - As escolas da rede municipal foram duramente afetadas pela enchente histórica. Ao todo, 14 das 99 unidades escolares da Capital foram totalmente alagadas, com perda total de mobiliário e equipamentos. Durante a visita à Capital, a equipe do banco vistoriou a Escola de Educação Infantil Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, que já está em processo de limpeza, e as três escolas do bairro Sarandi: Vila Elizabeth e Miguel Granato Velasquez, ambas de educação infantil, e a João Goulart, de ensino fundamental.
Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde considera de fundamental importância a articulação com o BID. Os técnicos da instituição reforçaram apoio ao financiamento de equipamentos de saúde atingidos pelas enchentes, como a unidade Santa Marta, visitada pela missão, e se prontificaram em ajudar no planejamento e reconstrução dos espaços.
Esporte e Lazer - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) está inserida no plano do BID a partir das estruturas que foram atingidas pelas enchentes de maio. Entre os principais locais afetados estão o Centro de Comunidade da Vila Elizabeth (Cecove), no bairro Sarandi, visitado pela missão, e o Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), na Zona Sul.
Dmae - Os especialistas do BID também se reuniram, ao longo da semana, com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para viabilizar apoio em projetos e investimentos focados nas áreas de prevenção de enchentes, saneamento e drenagem. O grupo visitou estações de bombeamento de águas pluviais, portões e comportas do Muro da Mauá, Dique Passo das Pedras e a sede do departamento, onde foram apresentados aos sistemas de proteção contra as chuvas, abastecimento e distribuição de água, drenagem, captação e tratamento de esgoto.
Lissandra Mendonça