Prefeitura participa de live do Instituto Brasileiro de Infraestrutura

01/07/2020 11:02
Captura de Tela / PMPA
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Concessão do Mercado Público esteve entre os temas abordados na live

A Prefeitura de Porto Alegre foi a primeira convidada da série de lives do programa Agenda Brasil Infraestrutura Ibeji, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrututra (Ibeji). A iniciativa tem o objetivo de incentivar o debate sobre as várias oportunidades existentes no Brasil e terá continuidade com novos temas e participantes de outras cidades. O secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, representou o Município no evento virtual realizado na noite dessa terça-feira, 30, no canal da instituição no Youtube. 

Na ocasião, Ribeiro tratou sobre os projetos desenvolvidos pela prefeitura na área de parcerias e falou dos reflexos da pandemia do novo coronavírus nos contratos. “O edital lançado até fevereiro jamais previu os efeitos da pandemia, mas aqueles projetos que temos na nossa carteira e estão sendo colocados no mercado nesse período vão precificar essa situação mundial. Vemos o mercado atento às oportunidades", pontua. O secretário alerta que assiná-los em um momento de baixa como este diminui as chances de futuros reequilíbrios contratuais, pois os mesmos já são estruturados de um modo mais conservador. 

Um assunto bastante comentado foi a concessão do Mercado Público, destacada na edição da Agenda do Ibeji enviada a dois mil investidores de todo o Brasil. “Essa é uma das iniciativas mais desafiadoras da Parcerias Estratégicas. Nunca em nenhuma cidade do Brasil eu vi algo tão simbólico como o mercado de Porto Alegre. Em um único projeto, buscamos uma forma em que o Mercado não perdesse as suas características, com atenção aos grupos religiosos e a garantia para o investidor de um projeto atrativo para aferição de receitas”, comenta. 

O presidente do Ibeji, Augusto DallPozzo, destaca a importância da participação de Porto Alegre no evento. “Bastante positivo conhecer iniciativas exitosas com potencial de promover melhoras na qualidade da vida dos brasileiros em cada uma das suas regiões”, finaliza. 

Participaram da live ainda o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de Pernambuco, Marcelo Bruto, falando dos projetos desenvolvidos no seu estado; além da diretora de Relações com o Mercado, Beatriz Neves DalPozzo; e dos diretores regionais da instituição Artur Porto Alegre, Sul; Helder Lima, Nordeste; e Paulo Henrique Capelotto, Brasília.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Aline Rimolo

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes