Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Parcerias Estratégicas

Protótipo de relógios de rua começa a funcionar nesta sexta

29/11/2019 08:29
Alex Rocha/PMPA
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Modelo dos novos equipamentos a serem instalados na Capital passará por período de dez dias de testes

O protótipo dos novos 168 relógios de rua que serão instalados em Porto Alegre estará disponível a partir desta sexta-feira, 29. As funcionalidades de hora e temperatura, divulgação de radiação solar, painel de mensagens ao cidadão, wi-fi gratuito e as câmeras de segurança seguirão ativas até o dia 9 de dezembro, quando termina o período de testes que faz parte do processo de licitação para implementação dos equipamentos. 

Ao longo dos próximos dez dias, o relógio montado em frente à sede da prefeitura pela Brasil Outdoor, primeira colocada na concorrência pública, será avaliado por técnicos do Município. A análise abrange 16 itens que incluem, além do bom funcionamento de todos eles, as especificações técnicas do aparelho, que devem respeitar o edital. A avaliação será feita pela Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Procempa, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams). 

Depois desse período de teste, o protótipo será retirado. Se aprovado, após o cumprimento de trâmites legais, a empresa será declarada vencedora e encaminhada para assinatura do contrato. A concessão do serviço é prevista  para 20 anos, e a empresa declarada vencedora terá até 24 meses para instalar os 168 relógios. 

Para o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, essa etapa é muito importante dentro do certame licitatório. “Esperamos um processo exitoso, com aprovação do protótipo. A licitante tem uma atuação mundial e experiência prévia em publicidade de rua, o que nos leva a acreditar que entregará um serviço de qualidade para a cidade de Porto Alegre”, afirma. 

Para utilização do Wi-fi, será preciso buscar a rede Porto Alegre Livre, fazer um pré-cadastro para autenticação na rede e seguir com o procedimento de validação de identidade. Ao acessar pela primeira vez, o usuário terá de fazer um cadastro e logo estará apto para o uso. Haverá também a possibilidade de conectar a rede com credenciais do Google ou Facebook e com o login cidadão.

  

 

Aline Rimolo

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes