Inscrições para seleção do Projeto Pescar Procempa estão abertas

25/10/2018 08:46

As inscrições para a 15ª turma do Projeto Pescar - Unidade Procempa podem ser feitas até o dia 4 de novembro, pelo site da Fundação Projeto Pescar. O candidato deve ter em mãos a Carteira de Identidade e o CPF. Serão selecionados 12 jovens, entre 16 e 19 anos, residentes em Porto Alegre e oriundos de famílias em vulnerabilidade econômica e social, para o Curso de Iniciação Profissional em Serviço de Informática e Manutenção de Computadores e Redes. 

Para participar, é preciso estar matriculado e cursando, no mínimo, o 7º ano do Ensino Fundamental e ter o Ensino Médio concluído ou em andamento. O curso é gratuito e se realizará entre os meses de fevereiro e dezembro de 2019.

As aulas serão ministradas na unidade da Procempa, localizada na rua Lima e Silva, nº 1718, no turno da tarde, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. O transporte dos alunos será custeado pelo projeto, assim como a alimentação e o uniforme. As aulas serão ministradas por instrutores voluntários externos e funcionários da própria Companhia e incluem conhecimentos para manutenção de computadores e redes, entre outras atividades de desenvolvimento pessoal e cidadania.

Ao todo, são 40% de carga horária destinada à qualificação dos alunos para o exercício da profissão. Além disso, é trabalhado também o desenvolvimento das competências comportamentais exigidas pelo mercado, com 60% do curso estimulando os adolescentes a adotarem novas atitudes para uma melhor convivência em sociedade.

Saiba mais sobre o Projeto - A Procempa foi a primeira empresa pública municipal brasileira a aderir ao Projeto Pescar que funciona por meio do sistema de franquia social, da Fundação Projeto Pescar. A Fundação é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, mantida por empresas e apoiada por organizações privadas e públicas, nacionais e internacionais. Sua principal atividade é sensibilizar e envolver organizações empresariais na preparação de adolescentes de baixa renda para o exercício de uma profissão e encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho, promovendo, assim, a inclusão social.

 

Andrea Brasil