Centro de atenção psicossocial completa 30 anos de atendimento

18/05/2023 15:30
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Serviço é um dos quatro da cidade voltado ao atendimento de sofrimento psíquico em adultos

Apresentações de música e poesia uniram-se ao ritmo do samba na manhã desta quinta-feira, 18, para celebrar os 30 anos do Centro de Atenção Psicossocial Flor de Maio (Caps), na avenida Campos Velho, Zona Sul da Capital. A programação contou ainda com exposição de fotos da história do serviço, apresentação de vídeo feito pelos usuários, além de brechó, bazar e o colorido de muitos balões.

O serviço é um dos quatro centros da cidade voltado ao atendimento de casos de sofrimento psíquico em adultos, como esquizofrenia, bipolaridade e depressão. Foi o primeiro nesse formato na cidade, na modalidade 2. A equipe é multidisciplinar, formada por psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem e monitores.

No espaço, são desenvolvidas atividades em grupo, jogos terapêuticos e estímulo à autonomia, com vistas à ressocialização. “Os serviços do Caps são essenciais e transformam muitas vidas, os pacientes voltam a ver sentido na existência”, diz a coordenadora, enfermeira Fernanda Farina.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
No espaço, são desenvolvidas atividades em grupo, jogos terapêuticos e estímulo à autonomia

“O objetivo dos Caps é tratar os transtornos mais graves e promover o convívio social, devolvendo as pessoas para a rotina do dia a dia e evitando a internação”, explica a coordenadora da área de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, psiquiatra Cristiane Stracke.

O Caps é um serviço aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo cuidados especializados a pessoas com sofrimento mental, principalmente nos momentos de crise. São desenvolvidas atividades coletivas, oficinas, grupos terapêuticos, além do atendimento multiprofissional individual. Tem o objetivo de oferecer um tratamento humanizado, onde as pessoas são cuidadas em liberdade e com dignidade. Faz parte da rede de atenção psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Onde procurar ajuda - A SMS recomenda que pessoas que não estiverem se sentido bem e apresentarem sintomas iniciais de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão, procurem a unidade de saúde de referência - definida conforme o endereço do paciente - para devido encaminhamento aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para atendimentos de urgência e emergência em saúde mental, há dois plantões abertos 24 horas:
Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) - rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza
Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI - rua Três de Abril, 90, bairro Passo d'Areia

Os Centros de Atenção Psicossocial AD, que atendem pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas, realizam acolhimento sem agendamento prévio, ou seja, os pacientes podem ir diretamente até uma das unidades.

Confira os endereços:
Caps AD Vila Nova - avenida Cavalhada, 1930
Caps AD Lomba do Pinheiro - rua Dona Firmina, 144
Caps AD Passo a Passo - avenida Carneiro da Fontoura, 57
Caps AD Esperança - rua Doutor Raul Moreira, 253
Caps AD Pernambuco - avenida Pernambuco, 1700
Caps AD Caminhos do Sol - avenida Protásio Alves, 7585
Caps AD Centro Céu Aberto - rua Comendador Azevedo, 97
Caps AD Girassol - avenida João Antônio Silveira, 44

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins