Saúde faz mais de 230 exames em ação contra o câncer bucal
Em ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta terça-feira, 31, foram realizados mais de 230 exames bucais, conforme avaliação preliminar das equipes de trabalho. Com seis espaços de atendimento, das 9h às 16h, o estande foi montado no Largo Glênio Peres, próximo ao Mercado Público. O atendimento marcou o Dia Mundial sem Tabaco e o Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal, pela Campanha Maio Vermelho.
A coordenadora de Saúde Bucal da Atenção Primária da SMS, cirurgiã-dentista Monica Hermann, comemora o resultado. “A média mensal de atendimento de uma equipe de saúde bucal é de 170 consultas, então, a mobilização para levar o serviço ao Centro da cidade foi muito eficiente”, avalia.
Casos suspeitos da doença foram encaminhados para consulta no Centro de Especialidades Odontológicas Santa Marta, com acesso a tratamento, se confirmado o diagnóstico. O público recebeu orientações de prevenção e de acesso a tratamento do tabagismo para fumantes, disponíveis em unidades de saúde da Capital.
Câncer de boca - O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, região sob a língua, céu da boca e língua, sendo que o fumo, o consumo excessivo de álcool e a exposição solar são os principais fatores de risco associados ao aparecimento da doença. No Brasil, é o quinto mais frequente em homens, ocorrendo principalmente a partir dos 40 anos de idade. São cerca de 100 novos casos a cada ano em Porto Alegre.
Consultar um cirurgião-dentista ou médico regularmente para avaliação profissional e estar atento a mudanças de cor, textura e volume ajudam a identificar a doença na fase inicial. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores as chances de tratamento e cura, reduzindo as complicações do tratamento.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos diagnósticos de câncer de boca ocorrem em fumantes e esse risco é multiplicado com a ingestão de álcool. “Aliar bons hábitos de vida a visitas regulares ao dentista é fundamental para reduzir doenças bucais, principalmente o câncer”, destaca Monica.
Dicas de prevenção - Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter boa higiene bucal e usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral. Lesões orais que não cicatrizam, nódulos no pescoço e dificuldades de fala, mastigação e deglutição são alguns dos sinais que podem indicar a presença do câncer bucal.
Lissandra Mendonça