Comissão de Atuação em Emergências realiza primeiro encontro após reestruturação
A primeira reunião, neste ano, da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) ocorreu na manhã desta quinta-feira, 13. O encontro foi virtual e contou com a presença dos representantes de órgãos e instituições governamentais e extragovernamentais. É a primeira reunião desde a reestruturação assinada em fevereiro pelo prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal de Segurança, Mario Ikeda, abriu a reunião falando da relevância da Copae. “É muito importante estarmos estruturados e de prontidão para qualquer emergência que ocorra na cidade. A comissão tem a função fundamental de aumentar a eficiência das ações que dependem da integração dos órgãos envolvidos”, frisou .
O diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre e presidente da comissão, Evaldo Rodrigues, explicou a finalidade da Copae, que ser reúne uma vez por mês. "Precisamos estar alinhados e treinados para qualquer evento adverso que ocorra na Capital."
A Copae foi instituída pelo decreto nº 14.835, de 11 de março de 2005, como órgão interno da administração pública e integrante do sistema municipal de proteção e defesa civil. A comissão é responsável pela articulação dos esforços, no âmbito governamental e extragovernamental, para atuação nas emergências e nas ações de proteção e defesa civil.
Gilmar Martins