Comissão mobiliza órgãos municipais contra desastres climáticos

18/10/2019 16:13
Pedro Foss / SMSEG PMPA
SEGURANÇA
Representantes de órgãos municipais reuniram-se nesta sexta-feira
A Comissão Permanente de Atendimento a Emergências (Copae), coordenada pela Defesa Civil Municipal, mobilizou nesta sexta-feira, 18, os órgãos municipais responsáveis pela prevenção e atendimento a desastres climáticos em Porto Alegre. A estratégia de integração, instituída por determinação do prefeito Nelson Marchezan Júnior, busca diminuir o tempo de resposta e aumentar a eficiência de auxílio às comunidades atingidas por sinistros.
 
Conforme balanço divulgado pela Defesa Civil, em um mês choveu mais do que a média histórica de outubro na Capital. Nos primeiros 18 dias do mês, o índice pluviométrico alcançou 192 milímetros, 42% a mais do que a média histórica de 135 milímetros. Além disso, o acumulado de precipitação em 2019 já totalizou 1.339 milímetros. 
 
“Temos uma previsão de continuidade das chuvas até o fim do mês. Portanto, integramos os órgãos para estabelecer o protocolo de atendimento diante de eventos climáticos”, afirma o diretor-geral da Defesa Civil, coronel Evaldo Rodrigues. A Copae elaborou um protocolo de Ações Integradas para Eventos Climáticos para dinamizar a troca de informações e orientar as equipes para atuar em casos de urgência.
 
Capacitação - Uma capacitação será realizada em 31 de outubro e em 13 de novembro para os membros dos órgãos do Copae e coordenadores das Crips (Centros de Relações Institucionais e Participativas). O Curso Integrar, coordenado pela Escola de Gestão Pública (EGP) da prefeitura, capacita os servidores sobre como ajudar a população em momento de crise climática.

  

 

 

Gonçalo Valduga

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes