Operação interdita estabelecimento que funcionava sem alvará na Cidade Baixa
A Operação Esforço Concentrado voltou a mobilizar o efetivo da Guarda Municipal e da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) nas madrugadas de sábado, 3, e deste domingo, 4. A ofensiva culminou na interdição cautelar de um estabelecimento localizado no bairro Cidade Baixa, que funcionava sem alvará e Plano de Prevenção contra Incêndios (PPCI).
“A medida tem caráter preventivo, uma vez que a atividade exercida no imóvel se assemelha à de uma casa noturna. Este segmento é considerado de alto risco e, por isso, tem regramento específico a ser seguido pelos empreendedores. O prazo para recurso é de 30 dias”, explica o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Os agentes autuaram, ainda, um bar que desrespeitou o horário limite de funcionamento - que, na Cidade Baixa, é fixado às duas horas da manhã. A Operação Esforço Concentrado também percorreu a Orla do Guaíba, onde voltou a ser aplicado o decreto que veda a venda de bebidas alcoólicas das 0h às 8h. Não foram identificadas infrações no local.
Operação Esforço Concentrado - A ofensiva é realizada de forma permanente nos fins de semana e tem o objetivo de garantir a segurança de quem participa da vida noturna. Além das ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, a força-tarefa monitora os locais de maior movimentação nas madrugadas.
Denúncias - A população pode auxiliar nas ações por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.
Gilmar Martins