Temporal: força-tarefa mantém trabalho para remoção de árvores e galhos

19/06/2023 14:57
Cristiano Antunes/SMSURB PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Mais de 780 protocolos já foram registrados

As equipes de manejo arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) seguem mobilizadas atendendo as ocorrências de árvores caídas na Capital. O trabalho está sendo realizado pelas empresas terceirizadas, equipes próprias e de apoio à fiscalização. Desde quinta-feira, 15, mais de 780 protocolos foram registrados no sistema 156 com pedidos de remoção de árvores e galhos.

A SMSUrb montou uma força-tarefa para atender as demandas. De acordo com os técnicos da pasta, desta vez o temporal foi responsável pela queda de mais árvores de grande porte e não em um local específico, ou seja, há casos de grandes vegetais caídos em diversos bairros.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, reforça que os casos de árvores caídas próximas à rede de energia precisam do apoio da concessionária de energia CEEE Equatorial para que seja feito o desligamento da rede. No entanto, não são apenas esses os casos mais complexos.

“Há situações que envolvem árvores muito grandes nas quais nossas equipes ficam um turno inteiro para conseguir remover. Então, foi necessário listar as prioridades a fim de atendermos os casos mais graves que são as ruas bloqueadas, escolas e postos de saúde. Neste momento, pedimos a compreensão da população, pois estamos trabalhando no máximo da nossa capacidade para dar mais celeridade ao trabalho”, afirma Garcia.

As equipes de manejo arbóreo ainda contam com o auxílio das equipes de apoio à fiscalização, que fazem a vistoria prévia para encaminhar os casos mais urgentes. Desde a passagem do ciclone, as equipes já percorreram 1.200 quilômetros em 316 ruas da Capital para elaboração de relatórios para organização dos técnicos.

A força-tarefa ainda seguirá nos próximos dias e a remoção de restos de vegetais contará com o apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). 

Por conta do grande volume de pedidos de remoção de vegetais, a SMSUrb fez uma lista de prioridades:
1. Desobstrução de vias de grande movimento totalmente bloqueadas, escolas e postos de saúde;
2. Remoção de árvores em frente a residências, árvores com risco de queda e desobstrução de ruas secundárias;
3. Desobstrução de ruas sem saída ou de pouco movimento; 
4. Remoção de árvores caídas em passeios, parques e praças;
5. Recolhimento de galhos e restos de vegetais.

Leia mais:

EPTC auxilia motoristas a recuperar placas perdidas no temporal

Prefeitura segue recebendo doações para famílias atingidas pelas chuvas

Prefeito determina prioridade para abastecimento de água e reabertura de escolas e unidades de saúde

Ginásio do Demhab está aberto para acolher pessoas atingidas pelo temporal

Melo define medidas emergenciais para enfrentar efeitos do temporal

Equipes da prefeitura trabalham para minimizar danos do temporal

Dayanne Rodrigues

Lissandra Mendonça