Porto Alegre é quinta colocada no Índice de Transparência da Covid-19
A Prefeitura de Porto Alegre subiu mais uma vez e é a quinta colocada no Índice de Transparência da Covid-19 (https://transparenciacovid19.ok.org.br/) produzido pela organização Open Knowledge Brasil e divulgado no fim de semana. Na quarta rodada de avaliação do ranking, a capital gaúcha contabilizou 13 pontos, chegando a 82, e agora figura dentro do nível “Alto” de transparência. De acordo com a entidade, Porto Alegre está entre as capitais que mais avançaram na abertura de dados básicos sobre a pandemia para a população, já que o relatório aponta que 54% dos governos municipais ainda não publicam informações mínimas suficientes.
O ranking da Open Knowledge Brasil (https://www.ok.org.br/), organização independente que se destaca pelo engajamento com governo aberto, foi criado para monitorar a qualidade dos dados e informações sobre a pandemia publicados por estados, municípios e governo federal em seus portais oficiais. O objetivo é possibilitar que os diversos setores da sociedade disponham de informações relativas à pandemia de forma transparente. Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), iniciou sua participação em 10º lugar, foi a 12º, saltou para nono e agora está em quinto.
Conforme o relatório da quarta edição do Índice, o município ascendeu devido ao aprimoramento da disponibilidade de microdados parciais e de informações sobre demografia e casos da doença. Na rodada anterior, os destaques foram o detalhamento das notificações de pessoas infectadas e o incremento nos links de navegação da publicação. Os dados integram o Painel Saúde (https://infografico-covid.procempa.com.br/) da série Transparência Covid-19, desenvolvida pela STMC e publicada no site do coronavírus (https://prefeitura.poa.br/coronavirus) no portal da Prefeitura.
Série Transparência Covid-19
Saúde: https://infografico-covid.procempa.com.br/
Dados e gráficos referentes à ocupação de leitos, internações em UTIs e em unidade de saúde, evolução de testes, casos confirmados, recuperados e óbitos, sua distribuição por sexo e faixa etária, e ao atendimento ambulatorial por síndromes respiratórias e gripais.
Receitas e despesas https://infografico-covid.procempa.com.br/receitas-e-despesas
Dados e gráficos sobre origens e destinação dos recursos exclusivos para a pandemia, dados da arrecadação geral por ano e mensais, expectativas de receitas e despesas e sua evolução, investimentos por categoria.
Contratações emergenciais: https://prefeitura.poa.br/coronavirus/contratacoes-emergenciais
Informações dos processos de contratações emergenciais de aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento do novo coronavírus realizados pela Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal da Fazenda.
Medidas econômicas e sociais https://prefeitura.poa.br/coronavirus/protecao-social
Informações, legislação e recursos referentes às medidas de estímulo econômico e proteção social.
Mobilidade e distanciamento https://infografico-covid.procempa.com.br/distanciamento-social
Dados e gráficos referentes ao isolamento social, passageiros e viagens de ônibus, fluxo de veículos e entrada de veículos na cidade.
Referências e comparações: https://infografico-covid.procempa.com.br/referencias-e-comparacoes
Dados e gráficos referentes à letalidade, mortalidade, casos por habitante e óbitos em Porto Alegre, demais capitais e principais regiões e cidades do mundo, comparativo entre os anos de 2018, 2019 e 2020 quanto ao avanço do número de óbitos mês a mês em Porto Alegre.
Rui Felten