Sistema 156 recebe 37,2 mil solicitações em uma semana

10/06/2024 16:05

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos via telefone 156 e WhatsApp na semana de 3 a 9 de junho. O atendimento recebeu 37.211 contatos, sendo 23.532 via telefone do 156 e 13.679 por meio do WhatsApp 51-3433-0156.

No 156 telefone, a maior parte dos pedidos de informação foi referente à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com 29%. As principais demandas foram informações sobre horários e itinerários de ônibus, elogio e reclamação de transporte público. 

No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), cerca de 20% dos pedidos são referentes à descarte irregular e denúncias de lixo e coleta domiciliarSobre benefícios e assistência social, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com 19%, foram solicitadas informações do auxílio reconstrução, registro unificado, bolsa família, cadastro único, serviços de Centro de Acolhimento Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMS), 18% das ligações foram referentes ao IPTU/TCL, ISSQN,ITBI e TFLF e também 14% das ligações foram contatos a respeito de outros órgãos que não são vinculados à prefeitura, como a CEEE Equatorial (fornecimento de energia elétrica), serviços de emergência de outras cidades (Polícia Civil, Brigada Militar, Defesa Civil) e informações sobre o Governo do Estado.

No canal de WhatsApp (51-3433-0156) foram realizadas 13.679 interações, divididas entre as opções de autoatendimento (via boot) e com equipe especializada (atendimento humano), sendo os serviços mais buscados: água e esgoto (39%), enchente em Porto Alegre, com 20%, impostos e tributos (18%) e outros serviços da prefeitura (administração e Previmpa), com 17% e serviços de saúde 5%.

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, o destaque foi serviços de água, de esgoto cloacal, descarte irregulares e falta de água.

Ouvidoria - A  Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 3 e 9 de junho, a Ouvidoria recebeu 152 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça