Casa própria para 112 famílias da Vila Dique

12/03/2019 17:45
Maria Emilia Portella/SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
O próximo passo é a marcação da data para a entrega das chaves

Representantes de 112 famílias da Vila Dique assinaram, nesta terça-feira, 12, o contrato de posse de suas casas no Condomínio Porto Novo. Com a presença da diretoria do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) o ato ocorreu na sede da Caixa Econômica Federal (CEF), na Andradas, 1001.

O próximo passo é a marcação da data para a entrega das chaves. Em abril, mais 96 famílias receberão suas  casas, também no condomínio Porto Novo. A Vila Dique é uma das 118 áreas irregulares ou de risco de Porto Alegre. As famílias construíram residências em cima do dique de contenção de cheias do rio Gravataí. A Capital tem cerca de 200 mil pessoas aguardando por habitação.

O diretor-geral do Demhab, Mário Marchesan, falou sobre os cuidados que cada um deve ter com seu imóvel. "Estamos na última etapa de um árduo trabalho de equipe que envolve o governo federal, por meio da Caixa Federal, e a prefeitura, por meio do Demhab. São casas simples, mas ideais para o ponto de partida de uma nova vida. Com o zelo e o cuidado de cada um pode se tornar um legado aos seus filhos”, ressaltou.

O superintendente de Habitação do Demhab, Emerson Côrrea, destacou o significado do momento: "Esta etapa é a mais gratificante do nosso trabalho: poder entregar a cada um de vocês a sua casa própria. Que pode ser a definitiva. Sem riscos, tudo regularizado. O início de uma nova caminhada".

O residencial Porto Novo possui 1554 unidades. O reassentamento da Dique iniciou em 2012, depois uma quadra do condomínio foi invadia. Em 2017, a CEF conseguiu a reintegração de posse, recuperou os imóveis e agora essas 112 famílias ocuparão a parte recuperada. O Porto Novo recebeu também famílias da Morada do Sol.

 

Maria Emilia Portella

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes